- 3 de dezembro de 2025
Esquema que falsificava dados de veículos é alvo de operação em Belém e em São Paulo; cinco foram presos
A Polícia Civil do Pará deflagrou, nesta quarta-feira (3), a operação “Sinal Falso” para desarticular um esquema de inserção de dados falsos em sistemas públicos, falsidade ideológica e associação criminosa envolvendo a transferência irregular de veículos “zero km” nos estados do Pará e São Paulo. Segundo a corporação, automóveis eram transferidos sem autorização dos proprietários com a participação de vistoriadores credenciados e de um servidor público. Cinco foram presos.
De acordo com as investigações da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DRFRVA/DRCO), o grupo utilizava laudos adulterados, nos quais vistoriadores incluíam dados falsos e anexavam fotografias retiradas da internet ou de concessionárias, sem que os veículos sequer comparecessem à empresa responsável pela vistoria. Os proprietários somente descobriam a fraude após verificarem a transferência indevida.
Com as evidências reunidas, a Polícia Civil solicitou ao Judiciário mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, todos cumpridos durante a ação. A operação contou com o apoio das delegacias de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas, Repressão a Facções Criminosas, Repressão a Roubo a Bancos e Antissequestro.
Ao todo, foram apreendidos 10 celulares, computadores, documentos e outros materiais que passarão por perícia. A corporação afirma que as investigações continuam para identificar outros envolvidos e localizar veículos obtidos por meio do esquema criminoso. A operação mobilizou 40 policiais civis e utilizou 10 viaturas.