- 20 de novembro de 2025
Empresário da Orbenk se manifesta após demissão de funcionária por racismo e xenofobia
O empresário Ricardo Wasem, da companhia Orbenk, se manifestou nas redes sociais sobre a demissão de Ana Costa. O desligamento ocorreu após as declarações de cunho racista da funcionária durante o jogo entre Remo e Avaí-SC, que ocorreu no último sábado (15).
”O Grupo Orbenk vem a público reafirmar seu compromisso com o respeito, a dignidade e a responsabilidade social. Seguimos firmes contra qualquer forma de discriminação e desrespeito ao ser humano”, diz a publicação.
A Orbenk já havia se pronunciado oficialmente na última quarta-feira (19), quando, por meio de nota, informou que Ana Costa tinha sido desligada do quadro de funcionários da empresa. No comunicado, a corporação informou que realizou um processo interno de apuração referente ao episódio e, após uma análise rigorosa, optou por demitir a colaboradora.
”A empresa reforça que comportamentos discriminatórios, dentro ou fora do ambiente de trabalho, são absolutamente incompatíveis com os valores que norteiam nossos 39 anos de história. Mantemos uma política inegociável de tolerância zero ao racismo, à xenofobia e a qualquer forma de violência ou discriminação, envolvendo nossos mais de 35 mil colaboradores”, afirma trecho da nota.
A Orbenk também manifestou solidariedade aos que sofreram as ofensas e reiterou o compromisso com a valorização das pessoas, a diversidade, a ética, o respeito e a promoção de ambientes seguros e inclusivos.