- 8 de novembro de 2025
Embaixada dos Povos é invadida e tem equipamentos furtados em Belém
A Embaixada dos Povos, espaço de acolhimento de movimentos sociais localizado nas proximidades do Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Hangar), no bairro do Marco, em Belém, foi invadida na madrugada da última quinta-feira (7). O local teve computadores, celulares e drones furtados por um homem ainda não identificado. O valor do prejuízo não foi informado pela instituição.
Em comunicado publicado nas redes sociais, a organização confirmou o ocorrido e informou que o caso está sob investigação. Por causa do crime, a comunicação do grupo está sendo realizada, temporariamente, apenas por e-mail (embaixadaredegta@gmail.com).
A Embaixada dos Povos é coordenada pela Rede de Trabalho Amazônico (GTA) e suas afiliadas, que mantêm atuação voltada à defesa da Amazônia e dos direitos dos povos tradicionais. Em nota, o grupo afirmou que, apesar do incidente, segue firme em sua mobilização. “Depois de meses de encontros e resistência, a COP do Povo está prestes a começar. Queremos viver esse momento com vocês. Nessa COP30, a Rede GTA vai amazonizar o mundo”, declarou a entidade.
Segundo a Polícia Civil, o caso foi registrado na Seccional da Sacramenta. O furto ocorreu durante a madrugada e o local não possuía sinais de arrombamento. Testemunhas serão ouvidas e câmeras de segurança analisadas para auxiliar nas investigações e localizar os envolvidos.