- 19 de outubro de 2025
É hora de mudar o mundo, e o Pará é protagonista
Belém está quase pronta para receber um dos eventos mais importantes da história, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A COP30 é um momento crucial para discutir e definir ações globais de enfrentamento à crise climática que afeta nosso planeta.
A escolha de Belém como sede da COP30 foi ousada, mas também coerente. A Amazônia, com sua biodiversidade única e imensa riqueza natural, é um símbolo da importância da preservação do meio ambiente. E é justamente aqui, no coração da Amazônia, que os líderes mundiais se reunirão para discutir o futuro do planeta.
A COP30 é uma oportunidade para o Brasil mostrar ao mundo seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. O país tem um papel fundamental a desempenhar na luta contra as mudanças climáticas, e essa conferência é um momento para reafirmar nosso compromisso com a causa.
Mas a COP30 não é apenas sobre política e economia; é também sobre cultura e espiritualidade. E é aqui que entra o Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do mundo, transformado em uma procissão ainda maior em número e relevância, justamente por anteceder um dos momentos mais importantes da vida no nosso planeta. O Círio é um momento de fé, de celebração e de reflexão sobre a importância de se preservar a criação.
A relação entre a COP30 e o Círio de Nazaré pode parecer distante, mas não é. Ambas as celebrações têm em comum a presença da comunhão e da solidariedade. Nesta quinzena do Círio, que hoje chega à metade, os cristãos se unem para celebrar a Virgem de Nazaré e superam diferenças e dogmas para pedir, na mesma sintonia, por proteção e bênçãos, além de agradecer por conquistas. Na COP30, haverá semelhanças. Os líderes mundiais se unirão, também superando diferenças, para discutir o futuro do planeta e encontrar soluções para os desafios climáticos. Em busca de decisões concretas, mas também movidos por esperança.
A COP30 em Belém é uma oportunidade para mostrar ao mundo que é possível unir fé, cultura e ciência para proteger o planeta e as pessoas que vivem nele. É um momento para reafirmar nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente e da vida. E pedir que os líderes mundiais façam a coisa certa para enfrentar a crise climática.
Que a COP30 seja um momento de reflexão e ação para todos nós. Que possamos trabalhar juntos para proteger o planeta e garantir um futuro sustentável para as gerações futuras. E que tenhamos a grandeza de ouvir esse clamor em favor de todo mundo.