• 14 de fevereiro de 2026

É DO BRASIL! Lucas Braathen conquista medalha inédita para o país nas Olimpíadas de Inverno

Dimitar Dilkoff / AFP

Pela primeira vez na história, o Brasil conquistou uma medalha nos Jogos Olímpicos de inverno. Mais do que isso, a grande apresentação de Lucas Pinheiro Braathen em Milão-Cortina, na Itália, neste sábado, rendeu o lugar mais alto no pódio. Grande esperança do país na disputa, o atleta foi o campeão no slalom gigante. Ele não apenas venceu como dominou a disputa. Na primeira descida na pista de Stelvio Ski Centre, Lucas liderou com folga a fase classificatória e confirmou o título na final.

A medalha de ouro de Lucas Pinheiro será confirmada após todos os participantes não-finalistas fazerem a segunda descida. Mas trata-se de protocolo, já que, é remotíssima a chance de um competidor acima da 30ª posição na primeira descida superar o tempo do brasileiro no somatório das duas descidas.

A prova

Com o tempo de 2min25s na final, o brasileiro superou 81 atletas que brigavam pelo título, entre eles o compatriota Giovanni Ongaro. O pódio se soma ao grande momento do brasileiro de 25 anos no esporte. São cinco pódios em mundiais desde 2025, sendo sempre campeão ou vice.

  • 2025 – Ouro – Copa do Mundo – slalom – Etapa de Levi (Finlândia)
  • 2025 – Prata – Copa do Mundo – slalom gigante – Etapa de Alta Badia (Itália)
  • 2026 – Prata – Copa do Mundo – slalom gigante – Etapa de Adelboden (Suíça)
  • 2026 – Prata – Copa do Mundo – slalom – Etapa de Wengen (Suíça)
  • 2026 – Prata – Copa do Mundo – slalom gigante

— Me senti muito conectado com o meu coração, com o povo do brasil acompanhando. Senti tudo como um. Tentei esquiar do jeito que sou e o resultado foi uma boa primeira descida — disse Lucas.

Mais chances de medalha pela frente

Também na disputa do slalom, que ocorre na segunda-feira, Pinheiro poderá aumentar a quantidade de pódios e buscar um novo título para o país.

Nascido em Oslo, capital norueguesa, Lucas é filho de Bjørn Braathen com a brasileira Alessandra Pinheiro de Castro. A infância foi toda marcada pela dualidade entre as culturas da Noruega, onde viveu por boa parte do tempo, e do Brasil, lar da família materna. O atleta de 25 anos fala português e norueguês.

Lucas já havia disputado os Jogos Olímpicos de 2022, mas pela Noruega e não chegou a conquistar medalhas. Após se desentender com a federação do país europeu, escolheu pela aposentaria. Voltou atrás em 2024, quando trocou de nacionalidade no esqui alpino e passou a defender o Brasil.

Da Agência O Globo

Relacionadas

Polícia Civil prende dois suspeitos e apreende armas relacionadas à morte de guardas municipais em Portel

Polícia Civil prende dois suspeitos e apreende armas relacionadas…

Polícia Civil do Pará capturou, neste sábado (14), dois homens suspeitos de participação no homicídio de guardas municipais ocorrido na última…
Santa Rosa x Paysandu: jogo deste domingo não terá transmissão da TV aberta

Santa Rosa x Paysandu: jogo deste domingo não terá…

A partida decisiva entre Santa Rosa e Paysandu neste domingo (15) ocorrerá sem a tradicional transmissão da TV Cultura ou de…
UFPA concede título de Doutor Honoris Causa a Nilma Bentes e ao ministro Flávio Dino

UFPA concede título de Doutor Honoris Causa a Nilma…

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou, em uma mesma sessão, a concessão de dois títulos de Doutor(a)…