- 15 de dezembro de 2025
Dupla suspeita de executar policial militar em Santa Izabel do Pará é presa no Maranhão
A Polícia Civil do Pará prendeu, nesta segunda-feira (15), Marcelo Santos de Oliveira e Telma Barbosa da Trindade durante a deflagração da Operação Última Vigília. A dupla é investigada pelo homicídio do cabo da Polícia Militar Lucas da Silva Monteiro, ocorrido no dia 26 de maio de 2025, no bairro Florestal, em Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém.
A ação foi coordenada por equipes da 17ª Seccional Urbana de Santa Izabel do Pará, com apoio do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI), de Castanhal, do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, além do Centro de Inteligência da Polícia Civil do Maranhão (CIPC/MA) e do Grupo de Resposta Tática (GRT/MA).
De acordo com as investigações, Marcelo e Telma tiveram participação direta no assassinato do militar. Após o crime, os suspeitos fugiram de Santa Izabel do Pará e passaram a se esconder em São Luís, no Maranhão. A atuação integrada das forças de segurança dos dois estados possibilitou a localização do endereço onde o casal estava escondido desde o crime.
“Os investigados presos nesta segunda-feira são apontados como os responsáveis por armar a emboscada que levou os policiais militares até o local do crime. Desde a data da ação criminosa, eles deixaram a cidade de Santa Isabel e fugiram para São Luís, no Maranhão, onde permaneceram foragidos. O autor do disparo que provocou a morte da vítima foi preso ainda no mês de maio”, informou o delegado Lucas Sadigursky, diretor da unidade policial de Santa Isabel do Pará.
Após a prisão, os dois foram apresentados na sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), no Maranhão, onde passaram por exame de corpo de delito. Em seguida, permaneceram à disposição da Justiça.
O crime aconteceu na noite de 26 de maio, quando o cabo Lucas da Silva Monteiro, lotado no 12º Batalhão da Polícia Militar, participava de uma abordagem a um veículo suspeito. Durante a ação, os ocupantes do carro desceram atirando contra a guarnição. O militar foi baleado, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. A morte do policial causou grande comoção entre colegas de farda e moradores da região.