- 20 de janeiro de 2026
Dona do ChatGPT prevê primeiro dispositivo próprio até o fim do ano
A OpenAI, dona do ChatGPT, planeja lançar no segundo semestre de 2026 seu primeiro dispositivo de inteligência artificial (IA). Rumores apontam para um equipamento sem tela, com o objetivo de tirar o smartphone do centro da vida cotidiana, informou a agência espanhola Europa Press.
Sem detalhar uma data específica, o diretor de Assuntos Globais da OpenAI, Chris Lehane, afirmou em entrevista ao site Axios que a apresentação do primeiro dispositivo de hardware da companhia é “algo para o fim de 2026”.
Lehane não deu detalhes específicos, como se o aparelho seria um broche ou fone de ouvido, mas listou “dispositivos”, no plural, como uma das grandes novidades da companhia este ano.
No ano passado, o cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, adquiriu a io, empresa de Jony Ive, ex-chefe de Design da Apple e conhecido por ter criado o design do iPhone. Desde então, Altman menciona um possível dispositivo de IA, mas sem dar detalhes ou prazos.
Em entrevista no fim de 2025 a Laurene Powell Jobs, os dois disseram que já tinham os primeiros protótipos. A viúva de Steve Jobs investe em empresas de saúde, educação, fintechs e na LoveFrom, outra empreitada de Ive.
Em maio de 2025, Altman apresentou em reunião aos funcionários da OpenAI uma prévia dos dispositivos desenvolvidos em parceria com Ive, segundo informações do Wall Street Journal.
De acordo com o jornal, o executivo abordou a ideia de uma “família de dispositivos”, a começar por um aparelho pequeno, de bolso, com reconhecimento do ambiente e sem tela. O plano envolveria lançar 100 milhões de “companheiros de IA”, dispositivos que Altman deseja que os usuários coloquem sobre a mesa “ao lado de um MacBook Pro e de um iPhone”, ainda segundo o WSJ.
Fonte: O Globo