- 20 de dezembro de 2025
Diretoria é empossada pelo Arcebispo de Belém para o Círio 2026
A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), responsável pela organização do Círio de Nazaré 2026, foi oficialmente empossada na noite da última sexta-feira, dia 19 de dezembro, em cerimônia realizada na Casa de Plácido, após missa celebrada na Basílica Santuário de Nazaré, em Belém.
O ato marcou o início da gestão que irá conduzir os preparativos da 234ª edição da maior manifestação religiosa do Brasil. Durante a solenidade, o coordenador do Círio 2026, Antônio Sousa, apresentou os 35 casais que integram a diretoria, mantendo a mesma composição do ano anterior, sem entradas ou desligamentos. Em seguida, todos os membros foram empossados pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Júlio Akamine. O Arcebispo Emérito de Belém, Dom Alberto Taveira, também participou do evento.
Segundo Antônio Sousa, as próximas etapas incluem o início das reuniões gerais e dos encontros com as diretorias executivas para a definição do calendário e do planejamento das atividades do Círio 2026. A previsão é que o cronograma oficial seja apresentado à população ainda no mês de janeiro.
A escolha da diretoria foi realizada pelo diretor-coordenador em conjunto com o diretor-presidente da DFN, padre Francisco Assis. Tradicionalmente formada por até 35 casais voluntários, incluindo cinco beneméritos, a Diretoria da Festa de Nazaré reúne pessoas de diferentes perfis e profissões, unidas pela missão de organizar uma das maiores celebrações religiosas do mundo. O mandato dos membros é de um ano, com exceção do coordenador e do coordenador anterior, que permanecem por dois anos, além dos beneméritos, cuja atuação é vitalícia.
Anunciado ao final do Círio 2024, Dom Alberto Taveira, Antônio Sousa coordenou pela primeira vez a festividade em 2025, conduzindo as 14 procissões oficiais e todos os eventos do calendário. Ele e a esposa, Rosa Sousa, participam da DFN há 21 anos. Casados há 40 anos, são pais de três filhos e avós de dois netos, com atuação em diferentes diretorias, como decoração, eventos, evangelização e, há mais de uma década, na diretoria de procissões.
Criada em 1910, a Diretoria da Festa de Nazaré segue um regimento interno que estabelece deveres e atribuições, garantindo o caráter voluntário e colaborativo do trabalho desenvolvido. Ao longo de sua história, a entidade passou por diferentes modelos de gestão até a consolidação da estrutura atual, formada por diretorias executivas e liderada pelo diretor-presidente, cargo ocupado pelo vigário e reitor da Paróquia de Nazaré, e pelo diretor-coordenador.