- 13 de fevereiro de 2026
Detran registra aumento de 38% em processos de primeira CNH
Após a aprovação da nova resolução da Carteira Nacional de Habilitação, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) informou que registrou um aumento de 38% na abertura de processos para emissão da primeira CNH nas categorias A e B.
Ao todo, o Detran contabilizou quase 90 mil solicitações de primeira habilitação no período entre 1º a 31 de janeiro deste ano, comparado às 64.190 registradas no mesmo intervalo em janeiro do ano anterior. O levantamento é resultado de um monitoramento interno realizado pelo próprio Detran, que acompanha continuamente os indicadores de demanda.
De acordo com a diretora-geral do órgão, Renata Coelho, o crescimento acompanha o conjunto de medidas implementadas para modernização e ampliação do acesso aos serviços. “Os números refletem os investimentos realizados pelo Detran em tecnologia, a otimização dos fluxos processuais e a ampliação dos canais digitais de atendimento. O foco da gestão é garantir mais celeridade, transparência e segurança em todas as etapas do processo de habilitação”, destacou.
O aumento na abertura de processos da CNH ocorre em meio ao contexto do programa CNH do Brasil. Por meio da iniciativa, a população tem o custeio de etapas com exames médicos e psicológicos, cursos teóricos e práticos, provas e taxas do processo de habilitação, permitindo que os beneficiários realizem todas as fases exigidas pela legislação de trânsito sem comprometer a renda familiar.
Para o Detran, a expectativa é que essa curva de crescimento se mantenha ao longo do ano de 2026. Para isso, o órgão afirma que segue investindo no aprimoramento de sistemas, qualificação do atendimento e fortalecimento de ações voltadas à mobilidade urbana.