- 21 de novembro de 2025
Cruzeiros usados como hospedagem na COP30 deixam Outeiro neste sábado (22)
Os dois transatlânticos contratados pelo Governo Federal para suprir a demanda de hospedagem durante a COP30 deixam o Terminal Portuário de Outeiro neste sábado (22), entre 9h e 13h, após 18 dias ancorados no distrito. A programação de saída foi informada em comunicado interno distribuído à equipe que atua no local.
As embarcações MSC Seaview e Costa Diadema, que chegaram a Belém em 4 de novembro, funcionaram como hotéis flutuantes e ofereceram mais de 6 mil leitos, distribuídos em aproximadamente 3.900 cabines. No total, a estrutura tinha capacidade para receber entre 5 mil e 6 mil hóspedes, incluindo negociadores, observadores e integrantes de delegações que participaram das discussões climáticas, durante os 12 dias de evento na capital paraense.
Para garantir o uso dos navios, o Governo Federal reservou cerca de 850 cabines, em um investimento estimado em R$ 71,7 milhões. Desse total, cerca de 400 unidades foram destinadas às delegações brasileiras, enquanto outras 450 atenderam representantes de países emergentes.
A presença dos transatlânticos também impactou a rotina das áreas próximas ao porto. Regiões como a Praia da Brasília e a Orla de Icoaraci registraram aumento significativo na circulação de visitantes desde o início de novembro, impulsionando o turismo e movimentando a economia local. As embarcações se tornaram ponto de interesse para moradores, turistas e participantes da conferência.
Com a partida marcada para este sábado, MSC Seaview e Costa Diadema encerram o período de operações especiais voltadas à COP30, marcando o fim da função de hospedagem flutuante durante a conferência global do clima.