• 21 de novembro de 2025

Cruzeiros usados como hospedagem na COP30 deixam Outeiro neste sábado (22)

Foto: Rosana Pinto

Os dois transatlânticos contratados pelo Governo Federal para suprir a demanda de hospedagem durante a COP30 deixam o Terminal Portuário de Outeiro neste sábado (22), entre 9h e 13h, após 18 dias ancorados no distrito. A programação de saída foi informada em comunicado interno distribuído à equipe que atua no local.

As embarcações MSC Seaview e Costa Diadema, que chegaram a Belém em 4 de novembro, funcionaram como hotéis flutuantes e ofereceram mais de 6 mil leitos, distribuídos em aproximadamente 3.900 cabines. No total, a estrutura tinha capacidade para receber entre 5 mil e 6 mil hóspedes, incluindo negociadores, observadores e integrantes de delegações que participaram das discussões climáticas, durante os 12 dias de evento na capital paraense.

Para garantir o uso dos navios, o Governo Federal reservou cerca de 850 cabines, em um investimento estimado em R$ 71,7 milhões. Desse total, cerca de 400 unidades foram destinadas às delegações brasileiras, enquanto outras 450 atenderam representantes de países emergentes.

A presença dos transatlânticos também impactou a rotina das áreas próximas ao porto. Regiões como a Praia da Brasília e a Orla de Icoaraci registraram aumento significativo na circulação de visitantes desde o início de novembro, impulsionando o turismo e movimentando a economia local. As embarcações se tornaram ponto de interesse para moradores, turistas e participantes da conferência.

Com a partida marcada para este sábado, MSC Seaview e Costa Diadema encerram o período de operações especiais voltadas à COP30, marcando o fim da função de hospedagem flutuante durante a conferência global do clima.

Relacionadas

Ministro cobra solução para vazamento de água em minas da Vale

Ministro cobra solução para vazamento de água em minas…

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enviou nesta segunda-feira (26) um ofício à Agência Nacional de Mineração (ANM) para…
Com 4 mortes confirmadas, Pará volta a registrar surto de Chagas por transmissão oral após década de alertas

Com 4 mortes confirmadas, Pará volta a registrar surto…

Já são 40 casos confirmados com ao menos quatro mortes por doença de Chagas, que acenderam o alerta dos órgãos de…
Ausência de testamento abre caminho para Suzane von Richthofen ficar com R$ 5 milhões em bens do tio

Ausência de testamento abre caminho para Suzane von Richthofen…

Um levantamento feito em todos os cartórios de São Paulo comprovou que Miguel Abdalla Netto, de 76 anos, não deixou testamento.…