- 27 de agosto de 2025
Corpo de Mestre Damasceno é velado no Marajó e sepultamento ocorre na quinta, 28
O velório do músico e compositor Mestre Damasceno, referência do carimbó e criador do búfalo-bumba, chega ao segundo dia nesta quarta-feira (27) em Salvaterra, no Marajó, cidade natal do artista, no Pará. O sepultamento está marcado para a manhã desta quinta-feira (28), no Cemitério Municipal São Pedro.
Despedida em Belém e traslado ao Marajó
Damasceno, que morreu aos 71 anos na madrugada de terça-feira (26), Dia do Carimbó, foi homenageado em Belém antes de seguir para sua terra natal. O corpo foi velado inicialmente no Museu do Estado do Pará, na Praça D. Pedro II, no bairro da Cidade Velha, onde amigos, familiares e admiradores — entre eles a cantora Dona Onete — prestaram as últimas homenagens.
Na manhã desta quarta-feira (27), o corpo deixou o porto de Icoaraci em direção a Salvaterra. O velório na cidade ocorre a partir das 12h, na Câmara Municipal de Salvaterra, localizada na PA-154.
Legado cultural
Nascido como Damasceno Gregório dos Santos, Mestre Damasceno deixa uma vasta contribuição à música e à cultura popular amazônica, com mais de 400 composições e seis álbuns gravados. Sua obra ficou marcada pela valorização da tradição marajoara e pela criação do espetáculo folclórico búfalo-bumba, inspirado no boi-bumbá, mas adaptado ao universo cultural do Marajó.