- 12 de dezembro de 2025
Copa do Brasil 2026: com 6 paraenses, torneio dará 2 vagas diretas para Libertadores
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou na última quinta-feira (11) que, a partir da próxima temporada, a Copa do Brasil passará a conceder duas vagas diretas para a disputa da Libertadores. Em 2026, a competição nacional dará acesso ao torneio continental tanto para o campeão quanto para o vice-campeão.
O ajuste foi debatido no Conselho Técnico da Série A, o que implica uma redução das vagas distribuídas pelo Brasileirão de seis para cinco. O novo arranjo valoriza sobremaneira o torneio de mata-mata nacional.
LEIA MAIS
Representantes paraenses
Na próxima temporada, o Pará terá seis representantes. Quatro deles entrarão na competição logo na primeira fase. Castanhal, Águia de Marabá, Tuna Luso e Bragantino compõem este grupo de estreia, tendo garantido suas vagas através dos torneios estaduais e regionais.
O Paysandu, por sua vez, mais uma vez contará com uma entrada mais avançada no chaveamento, ingressando diretamente na terceira fase do certame. A posição privilegiada é fruto do título conquistado na Copa Verde, permitindo ao Papão da Curuzu pular as primeiras etapas eliminatórias da grande copa nacional.
O maior salto no acesso é do Remo, que será inserido automaticamente na quinta fase, correspondente às oitavas de final, devido à sua campanha anterior no Brasileirão Série A. Com início previsto para 18 de fevereiro e final em 6 de dezembro, a Copa do Brasil de 2026, com suas duas vagas na Libertadores, oferece uma oportunidade histórica de um time paraense alcançar o cenário continental.