• 5 de novembro de 2025

COP30: Mulheres vítimas de violência terão canal de atendimento em quatro línguas

O Ministério das Mulheres disponibilizou um canal exclusivo para atender mulheres vítimas de violência durante a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas (COP30), por meio do canal 180. O serviço, que funciona 24h, pode ser acessado em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O novo meio de atendimento, feito em parceria com o Governo do Pará, permite que as Secretarias de Segurança Pública e de Mulheres do estado e o Ministério Público atuem de forma integrada, dando celeridade às denúncias das vítimas.

O atendimento específico será disponibilizado até o dia 30 de novembro, na capital paraense. As chamadas são gratuitas e sigilosas e podem ser feitas por telefone, pelo Ligue 180, por WhatsApp — pelo número (61) 9610-0180 — ou pelo e-mail central180@mulheres.gov.br. As denúncias podem ser realizadas pela própria vítima ou por terceiros.

Por meio deste atendimento, as mulheres poderão registrar casos de violência, obter orientação sobre leis e buscar informações sobre serviços especializados, como a Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referência, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas e Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres.
Ligue 180

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 conta com 288 atendentes especializadas e um quadro total de 332 profissionais na operação, incluindo supervisoras, monitoras e psicólogas. Em casos de emergência, a Polícia Militar deve ser acionada, por meio do telefone 190.

Relacionadas

Policial militar reformado morre após ser baleado em farmácia no Curuçambá

Policial militar reformado morre após ser baleado em farmácia…

O policial militar reformado Carlos Santos morreu, na tarde desta terça-feira (27) após ser baleado dentro de uma farmácia localizada na…
Justiça nega pedido do MPF e mantém caso Éder Mauro x Aurélio Goiano em Belém

Justiça nega pedido do MPF e mantém caso Éder…

A 3ª Vara Federal Criminal do Pará confirmou que julgará a queixa-crime movida pelo deputado federal Éder Mauro contra o prefeito…
Canetas emagrecedoras ilegais são alvo de operação da Polícia Civil em três cidades do Pará

Canetas emagrecedoras ilegais são alvo de operação da Polícia…

A Polícia Civil deflagrou, na segunda-feira (26), a operação Blue Pen, realizada em duas fases, com o objetivo de retirar de…