• 1 de fevereiro de 2026

Comissão sobre Mortos critica BBB26 e compara Quarto Branco a tortura

Reprodução/TV Globo

A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, divulgou uma carta aberta à produção do BBB26.

No documento, o órgão critica a dinâmica do Quarto Branco, que teria, segundo a entidade, ultrapassado os limites do entretenimento ao reproduzir tortura. Ainda, a Comissão compara os castigos do ambiente com práticas empregadas durante o período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985). O documento também alerta para o risco de banalização do sofrimento físico e psicológico com o espetáculo televisivo.

“A nossa Constituição Federal, no seu Artigo 5º, é clara: a proibição da tortura e do tratamento degradante é um valor absoluto. Ao transformar esse tipo de sofrimento em espetáculo, a televisão brasileira falha com o seu dever social”, diz a carta.

Entre os assinantes da carta, está Vera Paiva, filha do deputado Rubens Paiva (1929-1971), assassinado durante o regime militar. O político teve a sua vida retratada no filme Ainda Estou Aqui, premiado no Oscar do ano passado.

Fundada em 1995, a CEMDP atua para legalizar e reconhecer os mortos durante o período da Ditadura no Brasil. Ela segue em atividade até hoje e foi reinstalada pelo Governo Federal em 2024, após ter sido interrompida em 2022.

O Quarto Branco teve fim no últim dia 18, quando a participante Rafaella Jaqueira desmaiou enquanto tentava se equilibrar em pé junto a seus concorrentes no programa. A disputa ultrapassou 120 horas, batendo o recorde no reality show. Antes disso, os participantes foram submetidos a barulhos e de água e comida limitadas no espaço.

Procurada, a Globo não se manifestou.

Relacionadas

Após Temporal, Prefeitura de Belém intensifica limpeza de canais e bueiros

Após Temporal, Prefeitura de Belém intensifica limpeza de canais…

Com a intensificação das chuvas do inverno amazônico e a influência da maré alta, a Prefeitura de Belém tem reforçado os…
Denúncias de violência contra a mulher sobem 20% no Pará e pressionam pacto entre poderes para conter o feminicídio

Denúncias de violência contra a mulher sobem 20% no…

Está marcada para a próxima quarta-feira, 4, a assinatura do novo Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio, uma iniciativa estratégica que…
Senado aprova programa que garante gás de cozinha gratuito para famílias de baixa renda

Senado aprova programa que garante gás de cozinha gratuito…

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (3) a criação de uma nova política pública que garante botijão de gás gratuito ou…