- 16 de janeiro de 2026
Comerciante sofre tentativa de assalto após se recusar a pagar “taxa do crime” no bairro do Una
Um comerciante foi alvo de uma tentativa de assalto na Rua dos Comerciários entre a passagem Cristã e a avenida Mário Covas, no bairro do Una, em Belém, após se recusar a pagar a chamada “taxa do crime”, valor supostamente exigido por criminosos para permitir o funcionamento de estabelecimentos na área.
A ação foi flagradas por câmeras de segurança. Nas imagens é possível ver o momento em que cinco homens chegam ao local em uma motocicleta e tentaram invadir o comércio, que estava com as portas trancadas, o que acabou frustrando a ação. Os assaltantes estavam armados e carregavam uma saca de farinha, que, segundo a polícia, seria utilizada para transportar os produtos roubados do estabelecimento. Até o momento, ninguém foi preso.
Comerciantes e moradores da região denunciam a falta de policiamento e afirmam que a insegurança é constante. Segundo eles, a recorrência de crimes tem levado muitos lojistas a fecharem as portas por medo de assaltos e de represálias por não aceitarem pagar as taxas ilegais, que variariam entre R$ 300 e R$ 500.
Em nota, a Polícia Civil informou que o caso é investigado pela Delegacia da Cabanagem. Diligências estão em andamento para localizar os envolvidos.