- 17 de setembro de 2025
Comerciante é preso por cobrança de preço abusivo no centro de Belém
A Delegacia de Proteção ao Turista (DPTur), em operação conjunta com a Delegacia Especializada do Consumidor (DECON), prendeu, na manhã desta quarta-feira (17), o vendedor ambulante Maylon dos Santos Silva. A condução foi realizada próximo à Estação das Docas, no centro de Belém.
A ação foi motivada após Maylon aparecer em um vídeo, divulgado nas redes sociais, em que mostra ele simulando ter vendido castanha-do-pará a turistas estrangeiros pelo valor de R$ 200 o quilo. O vídeo gerou revolta a consumidores paraenses e acabou viralizando.
O comerciante foi encaminhado para Delegacia de Proteção ao Turista, onde foi ouvido. Durante depoimento, ele informou aos policiais que o real valor cobrado no produto foi de R$ 65, e o que o falso conteúdo foi criado com objetivo de gerar engajamento nas redes sociais.
O vendedor foi autuado pelo crime de estelionato e publicidade enganosa. Ele vai responder pelos crimes em liberdade. Segundo a Polícia Civil, a operação reforçou a importância do trabalho em defesa do consumidor, principalmente no atual momento em que Belém se prepara para receber turistas de vários países para a Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, a COP30, em novembro.