- 15 de fevereiro de 2026
Com gols no segundo tempo, Paysandu vence o Santa Rosa e se classifica no Parazão; veja quais serão os confrontos no mata-mata
O Paysandu venceu o Santa Rosa por 2 a 0, em Ipixuna do Pará, em partida marcada por forte chuva que antecipou o encerramento do duelo. Com gols de Ítalo e Marcinho, o Papão garantiu a classificação para as quartas de final do Campeonato Paraense e assegurou a vantagem do mando de campo. Mesmo com a derrota, o Santa Rosa também avançou, fechando a primeira fase na oitava colocação.
Com o resultado, o Paysandu vai receber a Tuna Luso Brasileira no Estádio da Curuzu. Já o Santa Rosa terá pela frente o Cametá, fora de casa, no Parque do Bacurau. A Federação Paraense de Futebol ainda vai confirmar datas e horários, mas as partidas devem ocorrer na quarta-feira (18) ou na quinta-feira (19).
Primeiro tempo truncado e sem gols
Como era esperado pela necessidade de resultado, o jogo começou truncado no Ipixunão. O Paysandu chegou primeiro com perigo aos 5 minutos, em chute mascado de Ítalo, defendido por André Gaia. O Papão ainda levou perigo em cobrança de falta de Marcinho, mas depois disso o Santa Rosa passou a arriscar mais, com finalizações de Pedro Sena, Tiago Cametá e André Rosa — esta última, aos 24 minutos, a mais perigosa.
A partida ficou marcada por uma sequência de cartões aos 28 minutos, incluindo dois por reclamação e um por falta mais dura. Aos 35, André Rosa perdeu a melhor chance da primeira etapa ao chutar para fora, livre de marcação. Perto do intervalo, o Paysandu reclamou de um possível toque de mão na área, mas a arbitragem mandou seguir, e o placar seguiu zerado.

Papão decide no segundo tempo
O Paysandu voltou melhor do intervalo e abriu o placar logo aos 2 minutos, com Ítalo finalizando dentro da área. Em busca do empate, o Santa Rosa se lançou ao ataque e passou a dar espaços. O Papão quase ampliou aos 12 minutos, com o zagueiro Iarley.
Os donos da casa responderam e exigiram boas defesas do goleiro Gabriel Mesquita em chutes de Chula, aos 15, e PH, aos 17. No minuto seguinte, Ezequiel chegou a marcar, mas o gol foi anulado por impedimento de PH. Com a vantagem, o Paysandu recuou e passou a administrar o resultado.
Aos 38 minutos, o Papão definiu a vitória: Thalyson fez boa jogada, Marcinho aproveitou o rebote do goleiro André Gaia e marcou o segundo. O Santa Rosa ainda tentou reagir com Guty, mas parou na defesa bicolor. A forte chuva que caiu em Ipixuna do Pará obrigou a paralisação da partida aos 45 minutos, e, após a interrupção, o árbitro encerrou o confronto de forma definitiva.
Agora, Paysandu e Santa Rosa aguardam a confirmação oficial da tabela para conhecer data e horário exatos dos jogos decisivos das quartas de final do Parazão.
Resultados da rodada:
- Águia de Marabá 1 x 0 Cametá
- Bragantino 2 x 0 Tuna Luso
- Remo 1 x 1 Amazônia Independente
- Capitão Poço 2 x 0 Castanhal
- Santa Rosa 0 x 2 Paysandu
- São Raimundo 0 x 0 São Francisco
Como ficou a classificação?
- Cametá
- Capitão Poço
- Paysandu
- Águia
- Remo
- Tuna
- Castanhal
- Santa Rosa
- São Raimundo
- Amazônia Independente
- Bragantino (rebaixado)
- São Francisco (rebaixado)
Confronto das quartas de final:
- Cametá (1º colocado) × Santa Rosa (8º colocado)
- Capitão Poço (2º colocado) × Castanhal (7º colocado)
- Paysandu (3º colocado) × Tuna (6º colocado)
- Águia de Marabá (4º colocado) × Remo (5º colocado)
