• 18 de novembro de 2025

CNH será obrigatória para condutores de ciclomotores a partir de janeiro de 2026

SESP-PR

A partir de 1º de janeiro de 2026, quem utiliza as populares “motinhas” elétricas — veículos enquadrados como ciclomotores — será obrigado a ter CNH na categoria A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor). A mudança faz parte de novas regras definidas pelo Contran e valerá para todo o país.

Os ciclomotores são veículos de até 50 km/h e potência máxima de 4 kW, muito comuns nas ruas e ciclovias das cidades. Com o aumento do uso e das ocorrências envolvendo risco no trânsito, o governo decidiu reforçar as exigências de segurança.

Além da CNH ou ACC, os condutores também terão que garantir registro e placa, além do uso obrigatório de capacete. Quem descumprir a regra estará sujeito a infração gravíssima, multa e até apreensão do veículo.

As bicicletas elétricas que funcionam apenas com pedal assistido não entram nessa nova exigência.

Relacionadas

Policial militar reformado morre após ser baleado em farmácia no Curuçambá

Policial militar reformado morre após ser baleado em farmácia…

O policial militar reformado Carlos Santos morreu, na tarde desta terça-feira (27) após ser baleado dentro de uma farmácia localizada na…
Justiça nega pedido do MPF e mantém caso Éder Mauro x Aurélio Goiano em Belém

Justiça nega pedido do MPF e mantém caso Éder…

A 3ª Vara Federal Criminal do Pará confirmou que julgará a queixa-crime movida pelo deputado federal Éder Mauro contra o prefeito…
Canetas emagrecedoras ilegais são alvo de operação da Polícia Civil em três cidades do Pará

Canetas emagrecedoras ilegais são alvo de operação da Polícia…

A Polícia Civil deflagrou, na segunda-feira (26), a operação Blue Pen, realizada em duas fases, com o objetivo de retirar de…