• 11 de outubro de 2025

Círio 2025: corda é cortada logo no início da Trasladação

Reprodução: Vitor Souza Lima

Logo nos primeiros minutos da Trasladação, houve um problema na Estação 5 que conduz a Berlinda, havendo a necessidade de reforçar a corda, na avenida Nazaré com a 14 de Março.

Dessa forma, a Estação 5 foi desconectada pela Difetoria da Festa de Nazaré, que decidiu que a Estação 4 passa a ser o núcleo da Corda. Embora o entrave, a Diretoria do Círio garante que a procissão segue.

Corte muito cedo da corda

Em menos de uma hora de Trasladação, após passar por reforço e ajuste, a corda foi cortada, como é possível perceber nas imagens registradas na procissão. Cortes ocorreram na Estação 4, que passou a ser o núcleo da Corda, a parte mais importante, que conduz a Berlinda.

Com menos de 1 quilômetro do percurso concluído, a corda que conduz a Berlinda com a imagem peregrina foi cortada, mesmo aos sons de “não corta a corda”. Nas imagens, é possível perceber um tumulto, que pode ser um risco iminente de ferir alguém, uma vez que as pessoas que cortam a corda utilizam facas e/ou objeto cortante.

Todos os anos a Diretoria da Festa reforçou o pedido de que não os fiéis não cortem a corda antes dos pontos permitidos.

A campanha destaca a importância de manter a corda intacta até os pontos de corte determinados pela Guarda e pela Diretoria da Festa. O gesto evita riscos à segurança dos romeiros e assegura a boa condução da procissão. Símbolo de fé e união, a corda representa o laço espiritual que impulsiona a Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas de Belém

Relacionadas

UBSs de Belém passam a emitir autorização para retirada gratuita de absorventes, pelo Farmácia Popular

UBSs de Belém passam a emitir autorização para retirada…

Mulheres em situação de vulnerabilidade social em Belém agora podem retirar absorventes gratuitamente de forma mais rápida e acessível, nas Unidades…
Há uma semana, indígenas ocupam sede de empresa em protesto contra dragagem do rio Tapajós

Há uma semana, indígenas ocupam sede de empresa em…

Indígenas de cerca de 14 etnias ocupam desde sexta-feira (23) as instalações da multinacional Cargill, em Santarém, no oeste do Pará,…
Remo volta à Série A após três décadas e encara o Vitória, em Salvador, nesta quarta (28)

Remo volta à Série A após três décadas e…

É hoje! O Remo volta a campo pela Série A do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (28), após 32 longos anos. A…