- 15 de fevereiro de 2026
Cinco toneladas de mapará são apreendidas durante pesca ilegal no defeso em Óbidos
Uma operação realizada pela Base Integrada Fluvial Candiru apreendeu cerca de cinco toneladas de peixe da espécie mapará no Lago Grande, em Óbidos, no oeste do Pará. A ação ocorreu na sexta-feira (13) após denúncias anônimas apontarem pesca ilegal durante o período do defeso, quando a captura e a venda do pescado são proibidas para garantir a reprodução da espécie.
Durante as buscas na região, as equipes encontraram uma embarcação de pequeno porte escondida em um furo de rio. No interior do barco, foram localizadas aproximadamente cinco toneladas de mapará, espécie que está protegida nesta época do ano. O comandante da embarcação foi identificado junto com outras duas pessoas.
Os três foram conduzidos, junto com o pescado apreendido, para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e para a Delegacia de Polícia Civil de Óbidos, onde foram adotados os procedimentos legais.
Participaram da ação equipes do Grupamento Fluvial, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, que atuam no patrulhamento das rotas fluviais da região.
A pesca do mapará é proibida durante o defeso para evitar a redução dos estoques naturais e garantir a preservação da espécie no estado.