- 28 de novembro de 2025
CBF divulga calendário 2026 do futebol feminino; Paysandu, Remo e Tiradentes representam o Pará
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou recentemente o novo calendário para o futebol feminino na temporada de 2026, trazendo mudanças importantes. O estado do Pará terá uma representação significativa, contando com Paysandu, na Série A2, e Remo e Tiradentes-PA, na Série A3, todos confirmados também para a Copa do Brasil.
Série A2
O Paysandu é o único clube paraense garantido na Série A2 do Campeonato Brasileiro Feminino, visando uma campanha de destaque no próximo ano. A competição tem início previsto para 14 de março e deve se estender até 19 de setembro, mostrando uma antecipação em relação ao ano anterior.
O formato de disputa da Série A2 também foi alterado, passando a contar com um turno único na primeira fase, onde os 16 clubes se enfrentarão. Essas modificações resultaram em um aumento substancial no número de partidas e datas, com os times semifinalistas assegurando o acesso para a divisão de elite. Além disso, cada clube participante receberá uma cota financeira de R$ 360 mil para auxiliar na estrutura da equipe.
Série A3
Uma semana após o início da A2, será a vez do Remo e do Tiradentes-PA estrearem na Série A3 do Brasileiro Feminino, que igualmente passou por reformulações. A fase de grupos contará com 32 equipes e terá jogos em turno e returno, diferentemente da edição de 2025, que possuía apenas um turno.
As duas melhores equipes de cada grupo avançam para as fases de mata-mata, que se iniciam nas oitavas de final, com partidas de ida e volta. Os quatro clubes que alcançarem a semifinal garantirão o acesso direto para a Série A2 na temporada de 2027.
Copa do Brasil
Considerada uma das competições mais abrangentes do futebol nacional, a Copa do Brasil Feminina de 2026 reunirá 66 clubes de diversas divisões. Por estarem na Série A3, Remo e Tiradentes iniciarão sua jornada na primeira fase, programada para começar em 22 de abril. O Paysandu, por estar em uma divisão superior, terá sua estreia na etapa seguinte da competição. A próxima edição trará também a novidade dos jogos de ida e volta a partir das quartas de final, e a premiação total será dobrada em comparação com a temporada atual.