• 10 de dezembro de 2025

Casas ecológicas em ilhas de Belém serão erguidas com tijolos feitos com caroço de açaí

(Pedro Guerreiro / Ag. Pará)

Casas ecológicas na região das ilhas de Belém, utilizando mais de 150 mil tijolos produzidos com caroços de açaí. A obra utilizará o benefício habitacional do Projeto “Sua Casa COP30 Sustentável”, para viabilizar a construção de 45 moradias sustentáveis, com recursos para compra de materiais de construção e pagamento da mão de obra.

Os tijolos ecológicos devem reduzir as emissões em torno de 28 toneladas de CO₂ na atmosfera. Parte das casas será construída no modelo palafita, que se enquadra no conceito de habitação vernacular da Amazônia, segundo a Companhia de Habitação (Cohab), do Governo do Pará.

O economista Cassiano Figueiredo Ribeiro, um dos responsáveis, detalha que o projeto leva em consideração a integração arquitetônica com o “Minha Casa, Minha Vida”, para se adequar ao padrão vernacular de construções ribeirinhas, as palafitas, mantendo as características do “Programa Sua Casa”. Foi definida como solução mais adequada a Unidade Habitacional Sustentável (UHS), feita com tijolos ecológicos do tipo solo-cimento, sem queima. Nos tijolos é utilizada a tecnologia de adição de granulados com tratamento térmico, obtidos a partir do caroço do açaí.

“Levando em conta que a unidade integrada do ‘Minha Casa, Minha Vida’ já possui dois quartos, o projeto da Cohab tem 18 metros quadrados (m²), no formato de uma suíte, com uma pequena área de serviço e integração, sendo assim pensada como mais um cômodo para as famílias que serão beneficiadas, além de servirem para estimular o turismo de vivência ecológica e de base comunitária, aplicando o conceito moderno de habitação frente à adaptação climática, onde, para além da proteção, uma moradia digna deve estar ligada à garantia do sustento dos seus moradores, reforçando o tripé econômico da sustentabilidade ambiental, econômico e social”, explicou o economista.

As famílias contempladas contam com a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis). O Programa garante suporte gratuito de arquitetos, engenheiros e assistentes sociais durante a construção e melhoria das moradias. Para Adriele Mota, que nasceu na Ilha do Combu, ter acesso à casa própria é realizar um sonho.

“Eu tenho um filho, e estou grávida de outro, que já nascerá na casa dele. Estou muito feliz e grata em ter minha casa”, diz Adriele.

O engenheiro civil da Cohab, Sérgio Soares enfatiza que o “COP30 Sustentável” é mais do que um projeto de habitação, “pois a gente traz para a região das ilhas um projeto com inovação tecnológica e identidade amazônica, utilizando tijolos com caroço de açaí, que fazem captura de dióxido de carbono”.

Ele acrescenta que o “projeto traz isolamento térmico, acústico e geração de renda. Enfim, é um projeto que traz inúmeras reduções de impactos ambientais, minimizando questões de assoreamento e alagamentos do solo, entre outros”.

Relacionadas

Canetas emagrecedoras ilegais são alvo de operação da Polícia Civil em três cidades do Pará

Canetas emagrecedoras ilegais são alvo de operação da Polícia…

A Polícia Civil deflagrou, na segunda-feira (26), a operação Blue Pen, realizada em duas fases, com o objetivo de retirar de…
Baliza deixa de ser obrigatória em exames práticos do Detran no Pará

Baliza deixa de ser obrigatória em exames práticos do…

Candidatos que vão tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Pará não precisam mais realizar a prova de baliza…
PF cumpre mandados contra esquema de mineração ilegal que movimentou milhões no Pará

PF cumpre mandados contra esquema de mineração ilegal que…

A Polícia Federal realizou, nesta terça-feira (27), a Operação Nêmesis para investigar crimes ambientais e a exploração ilegal de recursos minerais…