• 16 de fevereiro de 2026

Carnaval no Pará: Sespa intensifica ações de prevenção e vacinação em destinos turísticos

Reprodução/Agência Pará

Foliões já ocupam ruas e destinos turísticos do Pará para o Carnaval, e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) intensificou ações de prevenção em diversas regiões do Estado. Desde sábado (14), equipes atuam com orientação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos e reforço na vacinação contra Influenza e Covid-19. As atividades seguem até terça-feira (17).

A mobilização é coordenada pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Sespa e ocorre de forma integrada com as secretarias municipais de saúde e os Centros Regionais de Saúde. As ações estão concentradas em municípios com maior fluxo de foliões, como Vigia de Nazaré, Bragança, Abaetetuba, Curuçá, Salinópolis e Cametá.

O secretário de Estado de Saúde Pública, Ualame Machado, destacou a importância da prevenção durante o período festivo. “Estamos com equipes em municípios com o maior fluxo de foliões nesse período do ano, levando orientação, conscientização, ofertando preservativos e todas as formas de prevenção, que são gratuitas na rede pública de saúde, para garantir que todos possam aproveitar a festa prevenidos contra ISTs. Além de termos reforçado a imunização no período pré-Carnaval, sempre reforçando a importância da vacinação. Portanto, se você é folião, aproveite, mas de forma orientada e segura”, afirmou.

Prevenção de ISTs e distribuição de preservativos no Carnaval

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Sespa, Rosiana Nobre, o reforço das ações ocorreu devido ao aumento da circulação de pessoas nas cidades durante o Carnaval.

“Diante da grande movimentação nesses locais, a campanha de Carnaval da Sespa reforça o uso de camisinha e a prevenção de doenças, assim como chama a atenção de jovens e adultos para a proteção antes, durante e depois da folia, para que todos tenham um Carnaval seguro, com saúde e alegria. Para isso, a Sespa está com equipes em várias cidades, fazendo a distribuição de preservativos e garantindo a orientação necessária a todos”, ressaltou.

Ao todo, a Sespa disponibiliza:

815 mil preservativos masculinos e femininos

50 mil unidades de gel lubrificante

Mais de 3 mil folders educativos

As equipes atuam em pontos estratégicos, como portais de entrada das cidades, corredores da folia, praças, mercados e áreas de concentração de blocos.

Ações em Vigia, Bragança e Salinópolis

Em Vigia de Nazaré, no nordeste paraense, a ação é realizada em parceria com profissionais do município e do 2º Centro Regional de Saúde. A distribuição ocorre no pórtico da cidade, no corredor da folia e em tendas que abrigam equipes de saúde.

A estudante de Administração Laura Pereira, moradora de Belém e frequentadora do Carnaval em Vigia há três anos, relatou que recebeu orientações logo na chegada ao município. “Nós estávamos chegando na cidade, no sábado, e já recebemos orientações e materiais no pórtico de entrada da cidade. Isso, para nós, não é motivo de vergonha ou tabu, como muitos levam ainda. É reconhecer a importância de ter conhecimento sobre os meios de se preservar e evitar qualquer infecção ou doença futuramente. Só tenho a agradecer, inclusive por disponibilizarem preservativos gratuitamente”, disse.

Em Bragança, as ações ocorrem na Praça de Eventos e no Mercado Municipal, em parceria com o 4º Centro Regional de Saúde. Já em Salinópolis, as equipes atuam nas principais vias da cidade, nos mercados Bom Jesus e no Porto Grande, durante a manhã, e à noite na avenida onde ocorre a programação carnavalesca.

Em Abaetetuba, no Baixo Tocantins, a distribuição de materiais e as orientações educativas acontecem na concentração dos blocos, entre 18h e 22h, em conjunto com o 6º Centro Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde.

Vacinação é reforçada antes e durante o Carnaval

Além da prevenção às ISTs, a Sespa reforçou a imunização contra Influenza e Covid-19 nos municípios com maior fluxo de visitantes.

Em Cametá, a Coordenação de Imunização informou que, durante a semana que antecedeu o Carnaval, foram aplicadas mais de 600 doses de vacinas, incluindo Influenza, Covid-19, febre amarela e tríplice viral.

Em Curuçá, três dias de imunização pré-Carnaval resultaram na aplicação de 385 doses. A vacinação segue disponível no hospital municipal para quem ainda precisa atualizar a carteira vacinal.

Já em Abaetetuba, a vacinação ocorreu no Terminal Rodoviário no sábado (14), com 50 atendimentos e 30 doses aplicadas.

As ações da Sespa continuam até terça-feira (17) nos municípios do interior. Em Belém, novas mobilizações estão previstas para os próximos finais de semana, durante o desfile das escolas de samba na Aldeia Amazônica.

Relacionadas

Grave acidente envolvendo bicicleta e veículo de passeio é registrado em Castanhal

Grave acidente envolvendo bicicleta e veículo de passeio é…

Imagens impressionantes mostram um acidente envolvendo um veículo de passeio e uma bicicleta na Avenida Barão do Rio Branco, em Castanhal,…
Segundo dia de desfiles do Grupo Especial no Rio: saiba enredos e sambas das quatros escolas de hoje

Segundo dia de desfiles do Grupo Especial no Rio:…

Pelo segundo ano seguido, o Grupo Especial do Rio estará dividido em três noites de desfile, com quatro escolas de samba…
PM é agredido durante confusão em Outeiro e dois são autuados

PM é agredido durante confusão em Outeiro e dois…

Um Policial Militar foi agredido no Carnaval de Outeiro, na noite de domingo, 15, enquanto uma guarnição atendia uma ocorrência. Imagens…