- 7 de novembro de 2025
Caetano Veloso e Maria Bethânia são indicados ao Grammy 2026 por álbum ao vivo
Os artistas Caetano Veloso e Maria Bethânia foram indicados ao Grammy 2026 na categoria Melhor Álbum de Música Global. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (7), e a cerimônia de premiação acontecerá no dia 1º de fevereiro de 2026, em Los Angeles (EUA).
O disco ao vivo, que celebra a união artística e fraterna entre os dois ícones da música brasileira, disputa com produções de artistas consagrados da cena internacional, como Burna Boy (No Sign of Weakness), Siddhant Bhatia (Sounds of Kumbha), Youssou N’Dour (Eclairer le monde, Light the World), a banda de jazz Shakti (Mind Explosion) e Anoushka Shankar com Alam Khan e Sarathy Korwar (Chapter III: We Return To Light).
Brasileiros no Grammy
A presença brasileira no Grammy é marcada por uma trajetória de grandes momentos. Em 1965, o país conquistou duas das quatro categorias principais da premiação, com “The Girl from Ipanema”, de Astrud Gilberto e Stan Getz, vencedora de Gravação do Ano, e o disco “Getz/Gilberto”, com João Gilberto e Stan Getz, eleito Álbum do Ano.
Desde então, nomes como Tom Jobim, Eumir Deodato, Sérgio Mendes, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Gilberto Gil acumularam vitórias em categorias voltadas à música latina, mundial e instrumental, ainda que fora das quatro categorias principais (Álbum, Gravação, Canção e Artista Revelação).
Em 2025, os indicados brasileiros foram Milton Nascimento e Anitta, reforçando a presença constante do país entre os concorrentes ao maior prêmio da música mundial.A categoria Melhor Álbum de Música Global e a Melhor Álbum de Jazz Latino seguem sendo as principais portas de entrada para artistas brasileiros na disputa. Com a nova indicação, Caetano e Bethânia, símbolos da MPB e da cultura nacional, voltam a projetar a música brasileira no cenário internacional.