• 26 de novembro de 2025

Butantan recebe aprovação da Anvisa para primeira vacina de dose única contra a dengue; distribuição começa em 2026

Reprodução: Isabella Mayer/SECOM

A Anvisa aprovou nesta terça-feira (25) a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, a primeira do mundo aplicada em dose única. Indicada para pessoas de 12 a 59 anos, a Butantan-DV deverá integrar o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e começar a ser aplicada no início de 2026, segundo o Ministério da Saúde.

O imunizante, antecipado em primeira mão pela rádio CBN, mostrou 74,7% de eficácia geral, 91,6% contra casos graves e 100% contra hospitalizações, após cinco anos de acompanhamento de voluntários em estudo clínico de fase 3.

Produção já começou e país terá 1 milhão de doses prontas

Mesmo antes da aprovação regulatória, o Butantan iniciou a fabricação da vacina e já dispõe de mais de 1 milhão de doses para entrega ao PNI. O instituto também firmou parceria com a chinesa WuXi para ampliar a capacidade industrial e garantir até 30 milhões de doses no segundo semestre de 2026.

Vacinação nacional começa em 2026

ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o imunizante será incorporado ao calendário vacinal no início de 2026.
Segundo ele, gestores estaduais e municipais serão orientados sobre a implementação a partir desta semana.

“Vai para o Programa Nacional de Imunização, vacinar o Brasil todo”, disse Padilha.

Na segunda-feira (1º), o Comitê Técnico de Especialistas se reunirá para definir públicos prioritários, estratégia de distribuição e faixas etárias iniciais.

Eficácia e segurança

O estudo clínico acompanhou mais de 16 mil voluntários, de 14 estados, entre 2016 e 2024.
A vacina contém os quatro sorotipos do vírus da dengue e foi eficaz tanto em pessoas que já tiveram dengue quanto em quem nunca foi infectado.

Reações registradas foram predominantemente leves a moderadas, como dor no local da aplicação, cefaleia e fadiga. Eventos adversos graves foram raros e todos os participantes se recuperaram.

Primeira vacina de dose única no mundo

A Butantan-DV é a primeira vacina contra dengue administrada em uma única dose, o que pode facilitar a adesão da população e melhorar a cobertura vacinal. Pesquisadores apontam que esquemas com menos doses tendem a ampliar a participação e fortalecer o controle da doença.

Ampliação de público em estudo

A Anvisa já autorizou pesquisa com pessoas de 60 a 79 anos, e o Butantan irá fornecer novos dados para avaliação do uso em crianças de 2 a 11 anos. Ensaios clínicos conduzidos com essa faixa etária já demonstraram segurança.

Dengue em alta no Brasil

O país enfrenta crescimento expressivo da doença:

  • 6,5 milhões de casos prováveis em 2024, quatro vezes mais que em 2023.
  • 1,6 milhão de casos prováveis em 2025, até meados de novembro.
  • Desde os anos 2000, mais de 20 milhões de brasileiros foram infectados.

*Com informações de CBN.

Relacionadas

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e foco em performance e tecnologia

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e…

Após promover mudanças no calendário do futebol brasileiro e implementar o sistema de sustentabilidade financeira, a nova gestão da CBF também…
Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos regionais dentro Mercado de São Brás, em Belém

Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos…

Uma câmera de segurança de uma loja de artigos regionais que funciona dentro do Mercado de São Brás, em Belém, registrou,…
Jovem autista é encontrado morto e com sinais de violência dentro de casa em Ananindeua

Jovem autista é encontrado morto e com sinais de…

Um jovem autista de 26 anos foi encontrado morto dentro da própria residência, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de…