• 13 de fevereiro de 2026

BRT Metropolitano mantém operação reforçada no Carnaval na Grande Belém

Foto: Bruno Cecim/Agência Pará

O BRT Metropolitano funcionará normalmente durante o período de Carnaval, com manutenção da frota em circulação, especialmente nas linhas que atendem aos municípios de Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel e Castanhal. A medida tem como objetivo facilitar o deslocamento de foliões entre os municípios da Região Metropolitana de Belém.

De acordo com a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), responsável pela regulação e fiscalização do sistema, este será o primeiro Carnaval desde o início da operação integrada do BRT, em novembro de 2025. A operação especial servirá como referência para o planejamento em datas festivas futuras.

Segundo o diretor de Transporte Metropolitano da Arcon, Gilberto Barbosa, a decisão de manter o funcionamento pleno das linhas considera a tradição carnavalesca dos municípios da região e a expectativa de aumento na demanda. Em períodos de fim de semana e feriados, normalmente há redução na frequência das viagens, mas, neste ano, a concessionária manterá a oferta para atender ao possível crescimento no número de passageiros.

O sistema conta atualmente com seis linhas troncais e 26 alimentadoras, conectando os municípios de Castanhal, Santa Izabel, Santa Bárbara, Benevides, Marituba, Ananindeua e Belém. A estrutura inclui dois terminais de integração e 17 módulos de estações ao longo do corredor. A frota é composta por veículos elétricos e modelos Euro 6, que apresentam baixa ou nenhuma emissão de poluentes.

Ainda em fase de operação assistida, o BRT Metropolitano terá a demanda monitorada durante o Carnaval. A Arcon acompanha, em conjunto com a concessionária BRT Amazônia, possíveis ajustes na oferta de viagens, conforme o comportamento do fluxo de passageiros.

A gratuidade tarifária será aplicada apenas no domingo, conforme previsto em contrato para domingos e feriados estaduais ou nacionais. Na terça-feira de Carnaval, a tarifa será cobrada normalmente, já que a data não é considerada feriado oficial.

A passagem custa R$ 4,60, com meia-tarifa de R$ 2,30 para estudantes. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou pelo sistema de bilhetagem digital Pra Já, disponível em cartão físico e aplicativo. Idosos, pessoas com deficiência e outras categorias com direito à gratuidade devem apresentar o cartão Pra Já Especial.

Relacionadas

Detran registra aumento de 38% em processos de primeira CNH

Detran registra aumento de 38% em processos de primeira…

Após a aprovação da nova resolução da Carteira Nacional de Habilitação, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) informou que registrou…

MARCO NA SEGURANÇA

Belém alcançou um marco histórico na área de proteção ao cidadão, ficando em segundo lugar nacional no pilar de segurança pública…

FOLIA COM PROTEÇÃO

O Ministério da Saúde lançou a campanha de Carnaval para reforçar a prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com foco em…