- 13 de fevereiro de 2026
BRT Metropolitano mantém operação reforçada no Carnaval na Grande Belém
O BRT Metropolitano funcionará normalmente durante o período de Carnaval, com manutenção da frota em circulação, especialmente nas linhas que atendem aos municípios de Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel e Castanhal. A medida tem como objetivo facilitar o deslocamento de foliões entre os municípios da Região Metropolitana de Belém.
De acordo com a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), responsável pela regulação e fiscalização do sistema, este será o primeiro Carnaval desde o início da operação integrada do BRT, em novembro de 2025. A operação especial servirá como referência para o planejamento em datas festivas futuras.
Segundo o diretor de Transporte Metropolitano da Arcon, Gilberto Barbosa, a decisão de manter o funcionamento pleno das linhas considera a tradição carnavalesca dos municípios da região e a expectativa de aumento na demanda. Em períodos de fim de semana e feriados, normalmente há redução na frequência das viagens, mas, neste ano, a concessionária manterá a oferta para atender ao possível crescimento no número de passageiros.
O sistema conta atualmente com seis linhas troncais e 26 alimentadoras, conectando os municípios de Castanhal, Santa Izabel, Santa Bárbara, Benevides, Marituba, Ananindeua e Belém. A estrutura inclui dois terminais de integração e 17 módulos de estações ao longo do corredor. A frota é composta por veículos elétricos e modelos Euro 6, que apresentam baixa ou nenhuma emissão de poluentes.
Ainda em fase de operação assistida, o BRT Metropolitano terá a demanda monitorada durante o Carnaval. A Arcon acompanha, em conjunto com a concessionária BRT Amazônia, possíveis ajustes na oferta de viagens, conforme o comportamento do fluxo de passageiros.
A gratuidade tarifária será aplicada apenas no domingo, conforme previsto em contrato para domingos e feriados estaduais ou nacionais. Na terça-feira de Carnaval, a tarifa será cobrada normalmente, já que a data não é considerada feriado oficial.
A passagem custa R$ 4,60, com meia-tarifa de R$ 2,30 para estudantes. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou pelo sistema de bilhetagem digital Pra Já, disponível em cartão físico e aplicativo. Idosos, pessoas com deficiência e outras categorias com direito à gratuidade devem apresentar o cartão Pra Já Especial.