- 25 de janeiro de 2026
Bragantino reivindica vaga da Tuna na Série D e ameaça ir ao STJD para garantir participação
O presidente do Bragantino, Cláudio da Van, revelou que o clube está em ofensiva jurídica para garantir que a vaga na Série D 2026, aberta após o sucesso da Tuna Luso na competição nacional, permaneça com o futebol paraense. O dirigente explicou que o Tubarão do Caeté tem direito imediato ao posto por ser o próximo na linha de sucessão do Campeonato Paraense e prometeu ir ao STJD caso a CBF tente redistribuir a vaga para outro estado.
“O Bragantino entende que a vaga do Pará, que foi selecionada para a Série D, conquistada pela Tuna, é do Bragantino. Então, pelos critérios que podem vir a modificar a tabela aí, que a gente já ficou sabendo, a vaga vai sair do Pará para um outro estado, para uma outra federação. E nós estamos acompanhando isso de bastidores. Caso isso aconteça, nós vamos buscá-la lá no Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro, porque entendemos que a vaga da Série D, a terceira vaga, é do Pará e é do Bragantino”, disse.
A cúpula do Tubarão do Caeté aguarda a publicação oficial do calendário da CBF para a próxima semana, que deve detalhar as diretrizes da Série D e da Copa do Brasil. Cláudio reforçou que a prioridade é manter o posto dentro do estado, aguardando apenas as definições técnicas de sorteios e tabelas para oficializar a postura do clube perante os órgãos competentes.
“Bem, só esperar sair a tabela da Série D, que ainda não saiu, né? Vai sair agora, essa próxima semana, deve estar saindo a definição da Copa do Brasil, o adversário a gente já sabe, falta ter o sorteio para saber se é lá ou aqui, e, consequentemente, logo sai a Série D. A vaga é do Pará”, declarou.
O mandatário reiterou o respeito às instituições, mas deixou claro que não permitirá que o Bragantino seja prejudicado por uma possível perda de representatividade estadual no cenário nacional. Para o dirigente, a classificação obtida no Campeonato Paraense é o lastro jurídico necessário para buscar a vaga “onde for” e assegurar a participação do clube na competição nacional.
“A Tuna conquistou por passar para a segunda fase. E a vaga, aquela da Tuna, pelo Parazão, passa a ser para o Bragantino. Então, a gente vai esperar o desenrolar, com todo o respeito, respeitando os órgãos e as instituições, mas, se for para prejudicar qualquer uma equipe do Estado do Pará, como está prejudicando o Bragantino, nós iremos buscar o nosso direito, aonde for”, concluiu.