- 31 de dezembro de 2025
Bolsonaro deve ter alta nesta quinta-feira (1º) e retornar à cela na PF
Médicos do Hospital DF Star informaram que o ex-presidente Jair Bolsonaro deve receber alta na manhã desta quinta-feira (1º), desde que não surja nenhum novo problema de saúde. Internado desde a véspera de Natal, ele passou por procedimentos cirúrgicos e, com a liberação médica, poderá retornar à Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde cumpre pena.
De acordo com a equipe médica, a previsão é de que a avaliação final seja feita logo cedo. Se o quadro permanecer estável, a Polícia Federal será comunicada para providenciar o retorno. Bolsonaro foi internado no dia 24 de dezembro e, no dia seguinte, passou por uma cirurgia para correção de hérnia inguinal. A saída temporária da unidade prisional para o tratamento foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Durante a internação, os médicos também tentaram controlar uma crise persistente de soluços que o ex-presidente enfrenta há meses. Foram realizados procedimentos para reduzir os estímulos que provocam o problema, o que diminuiu a intensidade das crises, embora elas não tenham cessado completamente. Segundo os especialistas, a origem do incômodo não está relacionada apenas à região do diafragma, o que exige continuidade do tratamento com medicamentos e outras abordagens.
As crises de soluços, segundo os médicos, têm impacto direto no estado emocional de Bolsonaro, causando períodos de maior abatimento físico e psicológico. Diante disso, a equipe optou por iniciar o uso de antidepressivos, a pedido do próprio ex-presidente, na expectativa de melhora gradual nos próximos dias.
Com a alta hospitalar, o acompanhamento médico passará a ser feito na própria carceragem, com visitas sempre que necessário. A equipe destacou que Bolsonaro tem seguido as orientações recebidas, principalmente em relação à alimentação e aos cuidados para evitar desconfortos digestivos.
A cela onde ele ficará tem cerca de 12 metros quadrados e passou por reforma recente. O espaço conta com cama, armários, mesa de apoio, televisão, frigobar, ar-condicionado, banheiro privativo e uma janela.
No boletim mais recente, o hospital informou que houve melhora no quadro de soluços e que exames identificaram a permanência de inflamações no esôfago e no estômago. Outro ponto de atenção é a apneia do sono. Para isso, Bolsonaro passou a usar um aparelho que auxilia a respiração durante a noite, ao qual se adaptou bem. O equipamento seguirá com ele após a alta, para uso contínuo enquanto estiver na unidade da Polícia Federal.
(com informações da Agência Brasil)