• 26 de agosto de 2025

Berlinda do Círio passa por maior restauro em dez anos

Rosana Pinto/Ascom DFN

Após mais de uma década, a Berlinda do Círio de Nazaré passa pelo seu restauro mais completo. Utilizada nas duas principais procissões da festividade, a peça, tombada como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, é um dos maiores símbolos da fé mariana no Pará e recebe agora intervenções em toda a sua estrutura.

O trabalho contempla ajustes na parte arquitetônica, elétrica e de iluminação, além da revisão do sistema de freios e outras melhorias. A empresa responsável pelo restauro é a Link Engenharia, especializada em obras de preservação e também encarregada da conservação da Basílica Santuário. Outros parceiros cuidam das etapas complementares.

Segundo o coordenador do Círio 2025, Antônio Sousa, a intervenção é uma forma de assegurar a preservação de um ícone que vai além da religiosidade. “A Berlinda é muito mais que um carro que transporta a imagem de Nossa Senhora. Ela é um símbolo de fé, tradição e história para o povo paraense. Este restauro é um cuidado necessário e também uma forma de preservar nosso patrimônio cultural e espiritual para as próximas gerações“, destacou.

História da Berlinda

A Berlinda passou a integrar o Círio em 1855, substituindo o “palanquim”, carruagem puxada por cavalos ou bois. Em 1880, o bispo Dom Macedo Costa encomendou uma nova estrutura para que a imagem de Nossa Senhora fosse conduzida sozinha. Já em 1926, o carro foi transformado em andor, formato mantido até 1930.

A versão atual – a quinta da história – foi confeccionada em 1964 pelo escultor João Pinto, em estilo barroco e esculpida em cedro vermelho. Desde então, conduz a imagem original da Virgem de Nazaré, ornamentada com flores naturais, sobre um carro com pneus, puxado pela corda que guia os fiéis.

*Com informações de Rosana Pinto/Ascom DFN

Relacionadas

Já rebaixado e na reta final da Série B, Paysandu rescinde com volante paraguaio

Já rebaixado e na reta final da Série B,…

O volante Ramón Martínez não integra mais o elenco do Paysandu. A rescisão de contrato foi publicada no início desta semana…
Brasil BioMarket supera R$ 400 mil em vendas e atrai público internacional na En-Zone durante a COP 30

Brasil BioMarket supera R$ 400 mil em vendas e…

A Brasil BioMarket, instalada na Green Zone e na En-Zone, a Zona do Empreendedorismo organizada pelo Sebrae Pará no Porto Urbano…
“Comida é Direito” leva protagonismo feminino e sustentabilidade indígena à final do prêmio Innovare 2025

“Comida é Direito” leva protagonismo feminino e sustentabilidade indígena…

O projeto “Comida é Direito – PAA Indígena na Terra Indígena Sororó”, desenvolvido pela Promotoria de Justiça Agrária da 3ª Região,…