• 15 de janeiro de 2026

Belém ganha primeiro ecoponto para descarte de entulhos e resíduos recicláveis

Paula Lourinho / Ag. Belém

Belém passou a contar, desde a última quarta-feira (14), com o primeiro Ecoponto da cidade. O espaço foi instalado na avenida Pedro Álvares Cabral, no bairro da Sacramenta, e passa a funcionar como ponto oficial para o descarte de entulhos e resíduos recicláveis.

O local foi criado pela Prefeitura de Belém, por meio da, Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), para atender uma demanda antiga da cidade: reduzir o descarte irregular de lixo em vias públicas, canais e calçadas. A proposta é oferecer uma alternativa organizada para pequenos geradores de resíduos, como moradores que realizam reformas domésticas ou precisam se desfazer de objetos volumosos.

Além do impacto na limpeza urbana, o Ecoponto também deve fortalecer a cadeia da reciclagem em Belém. Parte do material recolhido será encaminhada para cooperativas de catadores, o que contribui para a geração de renda e amplia ações de educação ambiental na cidade.

O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Cada pessoa poderá descartar até um metro cúbico de resíduos por dia. O espaço recebe restos de construção, móveis, eletrodomésticos, colchões, pneus, resíduos eletrônicos e materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, vidro, metal e alumínio.

Durante a inauguração, o prefeito Igor Normando afirmou que a implantação do Ecoponto será acompanhada por ações de fiscalização. “Agora existe um local correto para destinar esses resíduos. A partir disso, vamos intensificar a fiscalização e aplicar penalidades a quem insistir em descartar lixo e entulho de forma irregular”, disse.

Além da Sacramenta, o equipamento deve beneficiar moradores de bairros próximos, como Telégrafo, Curió-Utinga e áreas do entorno, que passam a contar com um local adequado para o descarte de resíduos que, muitas vezes, acabavam em pontos irregulares.

Para a presidente da Cooperbem, cooperativa responsável pela triagem e destinação adequada dos materiais recicláveis recebidos no local, Altamira Fiel, o novo Ecoponto representa avanços ambientais e sociais. Segundo ela, a cooperativa beneficia diretamente 17 famílias que atuam na triagem e destinação dos resíduos. “Quanto mais as pessoas separam o lixo, menos resíduos vão para locais inadequados, reduzindo enchentes e a poluição. Esse trabalho garante renda, dignidade e também ajuda a preservar o meio ambiente”, afirmou.

Altamira destacou ainda que parte dos materiais recicláveis será reaproveitada ou transformada em artesanato. “A gente reaproveita e reutiliza os materiais recicláveis, transformando parte deles em artesanato, como peças decorativas, agendas e outros produtos. Esse processo evita que o resíduo vá para o meio ambiente, reduz a poluição e ainda garante renda para as famílias que vivem da reciclagem”, disse.

Este é o primeiro Ecoponto implantado em Belém e faz parte de um projeto piloto. A proposta da administração municipal é avaliar o funcionamento do serviço para, posteriormente, ampliar o modelo para outras regiões da capital paraense.

Relacionadas

Mães atípicas recebem CNH gratuita em cerimônia com a vice-governadora Hana Ghassan

Mães atípicas recebem CNH gratuita em cerimônia com a…

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, participou nesta quarta-feira (28) da primeira entrega de Carteiras Nacionais de Habilitação do programa social…
Foragido do presídio de Santarém, “Bombado” é preso em Belém

Foragido do presídio de Santarém, “Bombado” é preso em…

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira (28), Emerson Sírio Sousa, conhecido como “Bombado”, que estava foragido do sistema prisional…
Canetas emagrecedoras ilegais são alvo de operação da Polícia Civil em três cidades do Pará

Canetas emagrecedoras ilegais são alvo de operação da Polícia…

A Polícia Civil deflagrou, na segunda-feira (26), a operação Blue Pen, realizada em duas fases, com o objetivo de retirar de…