• 12 de janeiro de 2026

Belém à flor da pele: aqui, a felicidade é um dever de casa

Reprodução: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Sentinela da Amazônia desde a fundação do Forte do Presépio, em 1616, Belém é mais do que uma coordenada estratégica. É uma cidade que pulsa entre o rio e a floresta como um organismo vivo. Olhar para a Cidade das Mangueiras é encarar um espelho cheio de contrastes, mas também repleto de encantos. 

Com índices alarmantes de pobreza e graves feridas de saneamento básico que ainda machucam as baixadas, a cidade se pronuncia firme e forte, com dignidade peculiar e inabalável. Sempre em busca de um futuro melhor, enfrentando e vencendo batalhas, desde as remotas origens, em meio a embates históricos e até os dias de hoje. Com a força de uma grande maré.

Ao completar 410 anos, Belém segue servindo um banquete para os sentidos. Com túneis verdes que filtram o sol para o bem dos olhos. Com o inconfundível cheiro de chuva da tarde. Com a umidade que faz os corpos suarem todo santo dia. Com o estalo de variados ritmos que pulsam por todo o canto. E o indescritível festival de sabores que nos dá água na boca e identidade. Feito um santuário de saber originário, cultura viva e alma à flor da pele.

Em Belém, a gente aprende que a felicidade é um dever de casa. Que se pratica o tempo todo, com força, coragem, criatividade – e por todos os caminhos da fé e suas variadas faces. Onde muitos povos se encontram, conhecem e se reconhecem pelo valor da convivência e uma incrível capacidade de se misturar. 

E agora, que o mundo nos descobriu ao vivo e em cores, na COP 30, prevalece ainda mais a força da nossa ancestralidade. Belém abre caminhos para um novo amanhã. Fortalecendo-se como destino acolhedor, exemplo de resiliência, economia fértil, soluções práticas. E, sobretudo, este rico patrimônio que vai além das igrejas, biodiversidade, mananciais e arquitetura secular: a nossa própria gente.

Relacionadas

Com 4 mortes confirmadas, Pará volta a registrar surto de Chagas por transmissão oral após década de alertas

Com 4 mortes confirmadas, Pará volta a registrar surto…

Já são 40 casos confirmados com ao menos quatro mortes por doença de Chagas, que acenderam o alerta dos órgãos de…
Ausência de testamento abre caminho para Suzane von Richthofen ficar com R$ 5 milhões em bens do tio

Ausência de testamento abre caminho para Suzane von Richthofen…

Um levantamento feito em todos os cartórios de São Paulo comprovou que Miguel Abdalla Netto, de 76 anos, não deixou testamento.…
Norma define novas regras para descarte de caroços de açaí em Belém; confira

Norma define novas regras para descarte de caroços de…

A partir de agora, o descarte de caroços de açaí em Belém passa a seguir regras específicas de armazenamento, coleta e…