- 27 de janeiro de 2026
BBB 26: post antigo do manauara Brigido em apoio a casamento gay alimenta boatos na web; veja
Uma publicação antiga nas redes sociais de Brigido, participante do BBB 26, tem gerado uma série de boatos a respeito da sexualidade do amazonense. Adepto do grupo religioso Legendários — movimento cristão para homens que organiza imersões intensas na natureza, com desafios físicos e espirituais com enfoque no alcance do “potencial masculino” e da “conexão com Deus” —, o empresário, de 34 anos, celebrou, em junho de 2015, o fato de a Suprema Corte dos Estados Unidos ter aprovado, à época, o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país.
O post foi resgatado, na última terça-feira (26), por usuários do X. “Suprema Corte Americana declara casamento do mesmo sexo legal em todos os 50 estados! Por um mundo de mais amor! E menos guerra! E mais rave!”, escreveu Brigido. Na ocasião, ele embarcou numa trend popular criada pelo Facebook e aplicou um filtro com a bandeira do arco-íris sobre a própria foto de perfil.
Agora, internautas vêm questionando a antiga postura do empresário, que dentro do confinamento se definiu como “hétero top” e que, como se sabe, participa de um movimento religioso associado a um conservadorismo extremo — e que prega um ideal de masculinidade vinculado à virilidade, com intuito de “restaurar valores profundos que foram perdidos ou distorcidos ao longo do tempo”, como já destacou Chepe Putzu, criador do Legendários.
Nas redes sociais, o resgate da publicação antiga de Brigido alimentou a propagação de desinformação a respeito do participante do BBB – Big Brother Brasil. Parte dos internautas passou a espalhar a falsa notícia de que Brigido era gay e que teria vivido uma transformação radical depois de se estabelecer como coach. O fato, no entanto, não procede.
A situação transformou a caixa de comentários da antiga publicação, datada de 2015, num campo de discussão entre espectadores do BBB. “A questão não é que ele seja gay, é que antes ele apoiava um mundo totalmente diferente do que ele apoia hoje. Sabemos que os Legendários são opostos a essa foto aí”, considerou um seguidor do moço. “Não vejo nada demais. Aparentemente ele estava fora do Brasil quando um marco na história aconteceu e ele apoiou. Agora não pode existir mais apoiador da causa gay pq significa que também seja gay?”, indagou outra pessoa.
No período em que fez o tal post, uma pessoa próxima de Brigido questionou, em tom pejorativo, se ele era gay. À época, o empresário, que há seis meses namorava a bancária Adriane Façanha, respondeu: “Eu não preciso ser gay para ser a favor da igualdade”.
Brigido enfrenta o paredão desta semana no BBB 26 junto aos colegas de confinamento Leandro e Matheus. Um deles será eliminado do reality show na noite desta terça-feira (27).
Redação Cidade 091 com informações de O Globo.