• 6 de janeiro de 2026

Balanço da Operação Festas Seguras aponta redução de roubos e crimes letais no Pará

Foto: Reprodução/Agência Pará

O balanço final da Operação Festas Seguras 2025 aponta queda nos principais indicadores de violência durante o período de fim de ano no Pará. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (6), os crimes de roubo tiveram redução de 29,26%, enquanto os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) caíram 7,40% em relação à edição anterior da operação. A comparação considera o intervalo entre 5 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026.

Durante a ação, foram realizadas 24.390 abordagens a pessoas, motocicletas, veículos, ônibus e embarcações em 23 localidades do estado. O reforço na segurança se concentrou em áreas comerciais, eventos de grande porte, praias e balneários, que registraram aumento no fluxo de pessoas durante as festas de fim de ano.

Levantamento da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal mostra que os registros de roubo passaram de 2.864, em 2024, para 2.026 em 2025. Já os CVLI, que incluem homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, também apresentaram recuo no período analisado.

Além da redução nos crimes, a operação resultou na lavratura de 1.136 boletins de ocorrência e na prisão de 206 pessoas, entre flagrantes e cumprimento de mandados judiciais. Ao todo, 129 procedimentos foram instaurados. As forças de segurança também apreenderam 3,6 quilos de drogas e 24 armas de fogo, além de realizarem 1.317 exames periciais.

No trânsito, 16 veículos foram recuperados e 78 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. Deste total, 12 pessoas foram presas e 36 se recusaram a fazer o teste do bafômetro.

O Corpo de Bombeiros atendeu 122 ocorrências pré-hospitalares durante o período, além de prestar assistência a 140 vítimas de acidentes com animais aquáticos. Também foram distribuídas 1.330 pulseiras de identificação para crianças em áreas de grande circulação.

A Operação Festas Seguras 2025 mobilizou cerca de 8 mil agentes, com apoio de aproximadamente 2 mil viaturas, 50 embarcações e cinco aeronaves, atuando nas 16 Regiões Integradas de Segurança Pública do Pará. As ações foram divididas em três etapas, com foco no comércio, eventos de fim de ano e áreas turísticas.

A operação contou com a atuação integrada de órgãos estaduais, federais e municipais, incluindo as polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros, Detran, grupamentos aéreo e fluvial, além de secretarias e guardas municipais de Belém, Marituba e outros municípios.

Relacionadas

Brasil tem 4 indicações no BAFTA, o ‘Oscar Britânico’; confira

Brasil tem 4 indicações no BAFTA, o ‘Oscar Britânico’;…

Em clima de Oscar, o Brasil tem muito a comemorar: duas produções nacionais foram indicadas ao BAFTA 2026, considerado o “Oscar…
Cão Orelha: familiares de adolescentes investigados por agressão à cachorro são indiciados por coação de testemunhas

Cão Orelha: familiares de adolescentes investigados por agressão à…

Três familiares de adolescentes investigados pela morte do cachorro Orelha foram indiciados por coação no curso do processo, segundo disse a…
Luana Piovani alfineta Virginia: ‘São vocês que fazem dessas pessoas ídolos’

Luana Piovani alfineta Virginia: ‘São vocês que fazem dessas…

Sem papas na língua, Luana Piovani voltou a provocar debates nas redes sociais ao comentar o papel dos influenciadores digitais e…