- 30 de outubro de 2025
Bairros de Belém voltam a sofrer interrupções no abastecimento de água e moradores criticam
A empresa Águas do Pará realiza, nesta quinta-feira (30), uma manutenção emergencial na rede de abastecimento de Belém, após identificar um vazamento durante a madrugada. O serviço provocou interrupção temporária no fornecimento de água em várias áreas da capital, afetando parte dos bairros da Cabanagem, Coqueiro, Una, Parque Verde, Residencial Parque Brasil, Santa Maria e Bom Jesus.
O novo corte soma-se a uma sequência de dias em que moradores de Belém relatam falta d’água. Nas redes sociais da concessionária, comentários expressam revolta e cansaço com a situação: “De novo sem água aqui Marco”, afirma um morador.
“Ainda sem água aqui na Cidade Velha”, reclama outro.
Nos bairros Umarizal, Pedreira, Marco, Fátima, Cidade Velha, Reduto, Campina, Jurunas, Nazaré, São Brás, Comércio, Castanheira, Terra Firme, Una, Cidade Nova e até em Marituba, os relatos de interrupções diárias, queda de pressão, falta de aviso prévio e demora no retorno do fornecimento são constantes. Segundo os moradores, os problemas se agravaram desde a concessão do sistema à iniciativa privada.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o abastecimento de água é um serviço essencial e deve ser prestado de forma contínua, adequada e segura. Já a Lei de Concessões (nº 8.987/1995) determina que a prestação deve ocorrer com regularidade, transparência e cortesia, e que eventuais interrupções só podem acontecer em situações técnicas excepcionais, com aviso prévio à população.
O Cidade 091 procurou a empresa Águas do Pará e pediu um esclarecimento.