• 4 de fevereiro de 2026

Aula magna com Helder Barbalho marca início da formação de mais de 1.900 agentes de segurança no Pará

Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará

Mais de 1.900 alunos iniciaram, nesta terça-feira (3), a formação para integrar as forças de segurança pública do Pará. A aula magna dos cursos de formação de oficiais (CFO) e de praças (CFP) da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar marcou o início da preparação dos novos profissionais, em cerimônia realizada na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém.

A atividade foi conduzida pelo governador Helder Barbalho, que destacou a ampliação do efetivo como um dos principais investimentos do Estado para fortalecer a segurança pública e garantir mais proteção à população paraense. Segundo o governador, os novos integrantes irão reforçar as ações de cuidado, prevenção e preservação de vidas em todo o Pará.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Neves, ressaltou que a formação dos alunos deve ser concluída entre o início e meados de setembro, beneficiando diretamente a sociedade com o reforço do policiamento. Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Jayme de Aviz Benjó, classificou o concurso como histórico, destacando a incorporação de quase dois mil novos bombeiros em etapas, ampliando a capacidade de atendimento da corporação.

Representando a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, o secretário-adjunto de Gestão Operacional, coronel Tarcísio Costa, afirmou que a formação faz parte de um projeto maior de transformação do Estado, com foco na redução dos índices de criminalidade e na melhoria da assistência à população.

Relacionadas

Conduta do delegado-geral de SC no caso cão Orelha será apurada pelo Ministério Público

Conduta do delegado-geral de SC no caso cão Orelha…

A conduta do delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, no caso da investigação de maus-tratos ao cão comunitário Orelha, é alvo…
Jovem paarense morre na guerra da Ucrânia

Jovem paarense morre na guerra da Ucrânia

A família do paraense Wesley Adriano Silva, conhecido como “SGT Índio”, confirmou nesta terça-feira (10) sua morte em combate na guerra…
MPF aponta falhas no acolhimento à população de rua em Belém e pede multa de R$ 354 mil contra a Prefeitura

MPF aponta falhas no acolhimento à população de rua…

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Justiça Federal a aplicação de multas que, somadas, ultrapassam R$ 354 mil contra o…