- 8 de fevereiro de 2026
Ataque contra Guardas Municipais deixa dois mortos e dois feridos em Portel, no Marajó
Um ataque a tiros deixou dois guardas municipais mortos e outros dois feridos na noite deste sábado (7), em Portel, no arquipélago do Marajó. A ocorrência foi registrada por volta das 23h45, na rua 31 de Março, próxima à rua 1º de Maio, na área conhecida como Bosque.
As primeiras informações são de que os agentes realizavam patrulhamento em duas motocicletas quando um carro se aproximou e os ocupantes efetuaram vários disparos. Houve troca de tiros. Os quatro guardas foram atingidos durante a ação.
O Guarda Municipal identificado como Alessandro Oliveira Freitas morreu ainda no local. O outro agente, identificado como Iago Fernando Medeiros Pereira chegou a ser socorrido para o Hospital Geral de Portel, mas não resistiu aos ferimentos. Outros dois, identificados apenas como Serrão e Cunha, ficaram feridos e, devido à gravidade, foram transferidos para o Hospital Regional do Marajó, em Breves, aonde seguem internados. O estado de saúde deles não foi informado.
Em nota, a Prefeitura de Portel lamentou as mortes e prestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho dos guardas, destacando que eles estavam em serviço no momento do ocorrido.
O veículo utilizado pelos suspeitos foi encontrado incendiado no bairro Portelinha, em uma área periférica da cidade. Equipes das polícias Militar e Civil realizaram buscas ao longo da madrugada para tentar identificar os envolvidos. Ainda durante a madrugada, outras duas mortes foram registradas no município. Por volta das 4h da manhã, um homem foi encontrado morto em uma residência no bairro Cidade Nova. No local, havia sinais de princípio de incêndio. Cerca de 20 minutos depois, outro homem, identificado apenas como Dalcides, foi baleado dentro de casa, no bairro Portelinha. Ele chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu.
Até o momento, não há informações sobre a autoria dos crimes nem confirmação de que os casos tenham relação entre si. A Polícia Civil investiga as ocorrências.
Em nota, a Polícia Civil disse que “Uma arma de fogo pertencente a um dos agentes foi levada pelos criminosos. Perícias foram requisitadas, imagens estão sendo analisadas e testemunhas serão ouvidas para esclarecer completamente os fatos.”
Confira a nota na íntegra:
“A Polícia Civil do Pará informa que o atentado contra guardas municipais, ocorrido no município de Portel, é apurado pela Delegacia do município. Segundo as informações iniciais, quatro agentes foram surpreendidos por ocupantes de um veículo, ainda não identificados, que efetuaram diversos disparos de arma de fogo. Dois guardas morreram e outros dois foram socorridos. Uma arma de fogo pertencente a um dos agentes foi levada pelos criminosos. Perícias foram requisitadas, imagens estão sendo analisadas e testemunhas serão ouvidas para esclarecer completamente os fatos. A Polícia Civil conta com o apoio da Delegacia de Homicídios de Agentes Públicos (DHAP), da CORE, das forças de segurança locais e da região do Marajó para identificar os responsáveis. Informações podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181.”