• 15 de outubro de 2025

Às vésperas da COP 30, Belém ainda enfrenta o descarte irregular de lixo e falhas na coleta

Foto: Redes Sociais

As cenas de lixo acumulado em algumas ruas de Belém refletem uma aliança entre a negligência do poder público, no cumprimento do dever de limpar, e o descaso de parte da população, que tem a obrigação de manter a limpeza.

O flagrante de lixo acumulado mostrado aqui, na Rua dos Caripunas entre Avenida Generalíssimo Deodoro e Travessa Quintino Bocaiúva, no bairro da Cremação, em pleno centro da capital, vem se repetindo com frequência em diversos bairros.

Há uma falha evidente na programação da coleta de lixo, que deveria ser alvo de maior atenção da Prefeitura de Belém, no sentido de fiscalizar a empresa contratada para esse fim por milhões de reais.

Mas, além disso, também é notório, em muitos casos, o desprezo de alguns moradores pelas normas estabelecidas. Por  alguns pagam todos, já que o problema do lixo causa desconforto a toda a sociedade.

Além da fiscalização mais rigorosa do poder público, é importante que o cidadão faça a sua parte, não deixando lixo em locais inadequados.

É sempre bom lembrar que, não faz muito tempo, Belém se viu mergulhada na crise do lixo, que ainda não está plenamente resolvida. Sobretudo com a chegada da COP30, que deverá elevar a quantidade de lixo produzido, diante da chegada de mais de 50 mil pessoas para o evento.

Resolver esse problema ainda é um desafio não só para as autoridades como também para os moradores da nossa cidade.

Em nota, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), informou que a coleta de resíduos domiciliares na rua dos Caripunas, entre Generalíssimo Deodoro e Quintino Bocaiúva, no bairro da Cremação, está regularizada, sendo realizada de segunda-feira a sábado, a partir das 6h.

A Sezel reforçou que o descarte irregular de resíduos no meio da rua é uma prática que prejudica a limpeza e a saúde pública, e que denúncias sobre este tipo de ocorrência podem ser feitas de forma anônima e gratuita pelo número 181.

Para solicitações ou reclamações sobre coleta de lixo ou entulho, a população pode acionar o Canal de Atendimento ao Cidadão, pelo número (91) 98405-3100, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Já a Ciclus Amazônia, empresa responsável pela gestão de resíduos sólidos em Belém, disse que para consultar os dias e horários de coleta em cada região da cidade, a população pode acessar o site www.ciclusamazonia.com.br.

A empresa reforça que denúncias de descarte irregular podem ser feitas de forma anônima e gratuita pelo número 181.

Relacionadas

Prazo para solicitar reaplicação do Enem já está aberto; pedidos vão até 21 de novembro

Prazo para solicitar reaplicação do Enem já está aberto;…

Já está aberto o prazo para solicitar a reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pedido deve…
Operação contra Banco Master apreendeu carros de luxo, obras de arte, relógios e R$ 1,6 mi em dinheiro em espécie

Operação contra Banco Master apreendeu carros de luxo, obras…

A Polícia Federal apreendeu carros de luxo, obras de arte, relógios de alto valor e cerca de R$ 1,6 milhão em…
Instalação na COP30 chama atenção para violência sexual contra crianças e adolescentes

Instalação na COP30 chama atenção para violência sexual contra…

A Casa Brasil Belém recebe, durante a COP 30, a instalação Loja de Inconveniência, que tem o objetivo de alertar para…