- 18 de agosto de 2025
Após repercussão negativa e atuação de ministro, pratos típicos do Pará estarão nos cardápios durante a COP30
Após articulação do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, o paraense Celso Sabino, após repercussão negativa, a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) publicou uma errata do edital de seleção de operadores de restaurantes e quiosques da COP30 para incluir pratos e ingredientes tradicionais da culinária paraense. Assim, comidas como açaí, maniçoba e tucupi poderão ser ofertadas durante a conferência do clima da ONU, que será realizada em novembro, em Belém.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, reuniu-se com chefs paraenses e defendeu a valorização da gastronomia local, lembrando que Belém é reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco e, neste ano, foi destaque da editora Lonely Planet como única cidade brasileira entre os dez melhores destinos gastronômicos do mundo.
A errata, publicada no último sábado (16), afirma que os alimentos típicos serão incorporados ao cardápio oficial após a seleção dos fornecedores. O edital também prevê critérios de inclusão produtiva, priorizando cooperativas, associações, agricultores familiares, povos indígenas, comunidades quilombolas, mulheres rurais, juventudes do campo e outros grupos ligados à sociobiodiversidade. Pelo menos 30% dos insumos deverão vir da agricultura familiar, com incentivo para superar esse percentual.
A OEI destacou que a definição do cardápio é de responsabilidade da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) e precisa atender normas da Vigilância Sanitária. Por isso, ajustes ainda poderão ocorrer para garantir diversidade e segurança alimentar dos participantes.
Na última semana, o edital original havia gerado polêmica ao listar pratos como açaí, maniçoba, tucupi e sucos naturais entre alimentos de risco de contaminação, o que levantou críticas de representantes da cultura e da gastronomia paraense.
A Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop) e a OEI informaram ainda que será realizada uma audiência pública nesta terça-feira (19) para ouvir candidatos à operação de alimentação da conferência. O objetivo é construir diretrizes inclusivas, sustentáveis e que deem protagonismo à culinária do Pará e da Amazônia.
*Com informações de Agência Gov.