• 7 de janeiro de 2026

Anvisa proíbe venda de lotes de fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação com toxina; veja quais

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização, distribuição e uso de alguns lotes de fórmulas infantis da Nestlé no Brasil. A medida consta na Resolução nº 32/2026, publicada nesta quarta-feira (7), e envolve produtos das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino.

Segundo a Anvisa, a decisão foi tomada de forma preventiva após a identificação do risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. A ingestão de alimentos contaminados pode provocar sintomas como vômitos persistentes, diarreia e letargia, caracterizada por sonolência excessiva, lentidão de movimentos e dificuldade de reação.

A Nestlé informou que iniciou um recolhimento voluntário dos produtos no Brasil e em outros países. A ação faz parte de um recall global, após a detecção da toxina em itens fabricados em uma unidade localizada na Holanda. De acordo com a empresa, o problema foi identificado em um ingrediente fornecido por um fornecedor global terceirizado de óleos, o que levou à necessidade de retirada dos produtos em diversos mercados.

No Brasil, apenas os lotes específicos indicados no recolhimento foram afetados. A Anvisa orienta pais e responsáveis a verificarem o número do lote impresso no rótulo das fórmulas infantis. Caso o produto pertença a um dos lotes recolhidos, ele não deve ser utilizado nem oferecido às crianças. Os demais lotes das mesmas marcas seguem liberados para consumo.

Para informações sobre troca ou devolução, a recomendação é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Nestlé, por meio dos canais informados na embalagem.

A agência também alerta que, se a criança apresentar sintomas após consumir produtos dos lotes recolhidos, os responsáveis devem procurar atendimento médico imediato e, se possível, levar a embalagem do alimento para auxiliar na avaliação clínica.

Relacionadas

Canetas emagrecedoras ilegais são alvo de operação da Polícia Civil em três cidades do Pará

Canetas emagrecedoras ilegais são alvo de operação da Polícia…

A Polícia Civil deflagrou, na segunda-feira (26), a operação Blue Pen, realizada em duas fases, com o objetivo de retirar de…
Remo avança em negociação para contratar goleiro Ivan, do Internacional

Remo avança em negociação para contratar goleiro Ivan, do…

Após as negociações com o goleiro português André Moreira esfriarem, o arqueiro Ivan está em negociações avançadas para deixar o Internacional…
BBB 26: post antigo do manauara Brigido em apoio a casamento gay alimenta boatos na web; veja

BBB 26: post antigo do manauara Brigido em apoio…

Uma publicação antiga nas redes sociais de Brigido, participante do BBB 26, tem gerado uma série de boatos a respeito da…