• 31 de outubro de 2025

Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em produtos para unhas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na última quinta-feira (30), uma resolução que proíbe o uso de duas substâncias químicas em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. A decisão tem como objetivo proteger a população de riscos relacionados ao câncer e a problemas reprodutivos.

As substâncias vetadas são o TPO [óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina (DMTA). Esses compostos são comumente utilizados em produtos para unhas artificiais em gel ou esmaltes em gel, que exigem exposição à luz ultravioleta (UV) ou LED.

Segundo a Anvisa, estudos internacionais apontam que o DMPT é potencialmente cancerígeno e que o TPO apresenta toxicidade reprodutiva, podendo afetar a fertilidade. A decisão também visa proteger profissionais que trabalham com esses produtos em salões de beleza, onde a exposição é mais frequente.

Com a medida, o Brasil se alinha à União Europeia, que já havia proibido o uso dessas substâncias em cosméticos. A proibição vale para qualquer tipo de produto do setor.

Em seu voto, a diretora relatora Daniela Marreco destacou que, embora o risco ocupacional seja mais intenso, os consumidores também podem sofrer efeitos nocivos com o uso repetido. “É dever do Estado atuar preventivamente, evitando a perpetuação de um risco sabidamente evitável”, afirmou.

A resolução estabelece prazos distintos para a adequação do setor. A fabricação, importação e novos registros de produtos contendo TPO ou DMPT estão proibidos imediatamente. Já o comércio e uso de produtos em estoque poderão continuar por até 90 dias. Após esse período, os registros serão cancelados e as empresas deverão recolher os itens remanescentes do mercado.

Relacionadas

Ato por justiça após morte do cão Orelha mobiliza protetores de animais em Belém

Ato por justiça após morte do cão Orelha mobiliza…

A morte brutal do cãozinho Orelha, vítima de um ato de extrema crueldade cometido por adolescentes em uma praia de Florianópolis,…
CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e foco em performance e tecnologia

CBF inicia profissionalização de árbitros, com maiores salários e…

Após promover mudanças no calendário do futebol brasileiro e implementar o sistema de sustentabilidade financeira, a nova gestão da CBF também…
Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos regionais dentro Mercado de São Brás, em Belém

Imagens mostram homem furtando bebidas de loja de artigos…

Uma câmera de segurança de uma loja de artigos regionais que funciona dentro do Mercado de São Brás, em Belém, registrou,…