- 15 de dezembro de 2025
Ajudante de ordens ligado ao comandante-geral dos Bombeiros é preso
O major Araújo, que atuava como ajudante de ordens e mantinha ligação direta com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), coronel Jayme de Aviz Benjó, foi preso sob suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos.
De acordo com as investigações, há indícios de uso irregular de milhões de reais do cartão corporativo da corporação, destinado exclusivamente a despesas emergenciais em situações de calamidade. Os recursos teriam sido utilizados para finalidades fora das previstas em norma.
As apurações também apontam que um incêndio criminoso foi provocado na sala ocupada pelo major dentro da instituição. A suspeita é de que o fogo tenha sido causado com o objetivo de eliminar documentos e provas relacionadas às irregularidades investigadas.
Atualização
O Cidade 091 procurou a corporação para comentar o caso. O Corpo de Bombeiros respondeu nesta terça, 16, afirmando que uma investigação já estava em curso e que o caso é desdobramento da investigação instaurada por ordem do próprio comandante.
“O Corpo de Bombeiros Militar do Pará informa que a operação realizada nesta segunda-feira (15) é desdobramento de investigação instaurada por solicitação do próprio comandante da Corporação, e conduzida pelos órgãos competentes. O militar envolvido já não exercia funções operacionais desde o início das investigações. O CBMPA acompanha o caso e adotará as providências administrativas cabíveis, conforme a legislação vigente. A Corporação reafirma seu compromisso com a legalidade, a ética e a correta aplicação dos recursos públicos.”