- 1 de outubro de 2025
Águas do Pará diz que concluiu serviços e que a água está voltando gradativamente
Moradores de Belém e Ananindeua amanheceram, nesta quarta-feira, 1º, sem água nas torneiras, após suspensão programada do abastecimento pela concessionária que atende o estado. O problema, mesmo previamente comunicado, afetou a rotina de milhares de pessoas, principalmente na capital paraense, diante da demora na retomada do serviço.
O que aconteceu
Segundo a empresa responsável, a manutenção preventiva foi concluída às 3h da madrugada, mas o fornecimento deve ser normalizado de forma gradativa em até 48 horas. Nas redes sociais, a concessionária explicou que os trabalhos foram necessários para melhorias em sistemas de bombeamento e adutoras que atendem grande parte de Belém e bairros de Ananindeua.
Reclamações da população
Apesar da previsão, moradores de mais de 20 bairros relatam que ainda não há água nas torneiras. Entre as áreas afetadas estão Nazaré, Guamá, Marambaia, Marco e Terra Firme, onde parte dos imóveis já registra retorno gradativo.
O que diz a concessionária
Em nota, a empresa afirmou que o retorno gradativo considera a distância percorrida pela água em toda a rede de abastecimento, até o enchimento de reservatórios e caixas-d’água, com normalização da pressão ponto a ponto.
A concessionária pede que os moradores mantenham o uso consciente da água, até que o sistema esteja completamente estabilizado. Equipes técnicas monitoram o retorno em tempo real e a previsão é de que o abastecimento esteja totalmente restabelecido até o fim do dia.