- 5 de fevereiro de 2026
Acesso na Série B terá mata-mata entre 3º e 6º colocados a partir deste ano
A Série B do Campeonato Brasileiro passará a ter um novo formato de acesso à Série A. A partir da edição deste ano, os clubes que terminarem a competição entre o terceiro e o sexto lugar disputarão um playoff para definir duas vagas na elite do futebol nacional em 2027. A mudança foi aprovada nesta quinta-feira (05) durante reunião do Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, por 17 votos a favor e três contra.
Pelo novo regulamento, os dois primeiros colocados ao fim das 38 rodadas seguem garantindo o acesso direto à Série A, como já ocorre atualmente. A novidade fica por conta das equipes que terminarem logo atrás na tabela.
Conforme o modelo aprovado, o terceiro colocado enfrentará o sexto, enquanto o quarto e o quinto colocados disputarão a outra vaga. Os confrontos serão realizados em jogos de ida e volta, e os vencedores asseguram lugar na primeira divisão.
A CBF ainda deve detalhar critérios como mando de campo e possíveis vantagens esportivas para as equipes melhor posicionadas na tabela.
Se o novo formato já estivesse em vigor em 2025, Chapecoense e Remo, que terminaram a competição em terceiro e quarto lugares, teriam de disputar o playoff contra Goiás e Criciúma, respectivamente, para confirmar o acesso. Já Coritiba e Athletico-PR, campeão e vice da edição, subiriam diretamente e não seriam impactados pela mudança.
O sistema de playoff para definição de acesso é adotado em diversas competições da Europa. As principais ligas do continente, como Inglaterra, Itália, Espanha, França e Alemanha, utilizam algum tipo de mata-mata entre os melhores colocados para decidir quem sobe de divisão.