- 28 de janeiro de 2026
Acesso ao Mangueirão passa a ser exclusivo por reconhecimento facial; saiba como se cadastrar
O Estádio do Mangueirão, em Belém, agora possui 106 leitores de reconhecimento facial nas catracas de acesso. Os equipamentos foram instalados e estão recebendo os ajustes finais antes de entrarem em operação.
A iniciativa atende às exigências da Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), em vigor desde 2023, que determina medidas de controle e fiscalização de acesso em arenas esportivas com capacidade superior a 20 mil pessoas. A norma estabelece critérios mais rígidos de segurança e organização para grandes eventos.
O sistema foi fornecido pela empresa Imply e inclui identificação biométrica dos espectadores, monitoramento facial nas catracas e uma central técnica de informações. A estrutura também permite o acompanhamento por imagens do público e o cadastramento biométrico dos torcedores.
Com a tecnologia, o acesso ao estádio passa a ser pessoal e intransferível, o que dificulta a ação de cambistas e o uso de ingressos falsos. O sistema será integrado aos clubes, possibilitando que torcedores já cadastrados comprem ingressos normalmente ou realizem o cadastro biométrico por meio das plataformas das tiqueteiras ou do portal da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
A entrada no estádio ocorrerá sem a necessidade de ingressos físicos ou cartões, utilizando apenas o reconhecimento facial do frequentador. O sistema também deverá ser integrado à área de segurança pública, permitindo a identificação de pessoas que tentem acessar o estádio de forma irregular ou que tenham envolvimento em práticas criminosas. Segundo a Seel, a tecnologia poderá ser adotada também em shows e outros eventos realizados no Mangueirão, que funciona como arena multiuso.
Para utilizar o sistema, será necessário realizar um cadastro prévio da biometria facial, por meio de um link que ainda será divulgado nos canais oficiais do Governo do Pará e da Seel. O procedimento poderá ser feito pelo celular.
Veja como se cadastrar:
- Acessar o link que será divulgado pelos canais oficiais do governo do estado.
- Inserir dados pessoais corretamente, com e-mail válido;
- Ter documento oficial com foto (RG ou CNH). Para estrangeiros será exigido passaporte;
- Realizar o escaneamento facial em local bem iluminado.
- Evitar o uso de acessórios, como chapéus e óculos.
Com a conclusão do cadastro, o torcedor estará apto a acessar o estádio apenas com o reconhecimento facial.