- 16 de fevereiro de 2026
Acadêmicos de Niterói homenageia Lula e representa Bolsonaro como palhaço preso na Sapucaí
A escola de samba Acadêmicos de Niterói abriu os desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, neste domingo (15), com um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Intitulada “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a apresentação também incluiu uma referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro em um dos carros alegóricos.
Um dos destaques da noite foi o quarto veículo da agremiação, que trouxe uma representação de Bolsonaro caracterizado como um palhaço em uma prisão. A alegoria integrou o conjunto narrativo desenvolvido pela escola ao longo do desfile.
Na composição do carro, a figura associada ao ex-presidente aparecia com expressão triste e vestindo traje listrado, frequentemente utilizado na dramaturgia para simbolizar presidiários. A representação também incluía uma tornozeleira eletrônica com sinais de violação.
O elemento faz menção ao episódio ocorrido em novembro do ano passado, quando houve a revogação da prisão domiciliar do ex-presidente.
O samba-enredo da Acadêmicos de Niterói trouxe referências diretas ao universo do Partido dos Trabalhadores (PT). A letra reproduziu o grito de militância “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula” e mencionou, em duas passagens, o número de urna da legenda.
A primeira-dama Janja também foi citada na composição, assim como o filme “Ainda Estou Aqui”, inserido no contexto do enredo apresentado pela escola na avenida.