• 22 de fevereiro de 2026

Parazão 2026: Parada pelo Clima alerta para impacto ambiental na educação de jovens

Ondas de calor, ciclones tropicais, tempestades e inundações são os principais eventos climáticos extremos responsáveis pela interrupção das atividades escolares, segundo estudo de 2024 do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A Parada pelo Clima, iniciativa da Federação Paraense de Futebol (FPF) em parceria com o Terra FC, utiliza as semifinais do Parazão 2026 para tratar os desafios ambientais na vida e educação da juventude.

​O Brasil integra a lista de 23 países que mais tiveram interrupções nas aulas por causa de eventos climáticos. 1.178.435 crianças tiveram os estudos interrompidos no país em 2024, principalmente por causa de inundações. O mau tempo manteve um em cada sete estudantes fora de sala de aula.

​”Cuidar do clima é, acima de tudo, cuidar das novas gerações. O futebol tem poder único de educar e acolher: precisamos usar essa força para garantir que o futuro dos jovens seja sustentável. As atitudes que tomamos hoje, dentro e fora das quatro linhas, são as que definem o amanhã”, destaca Laura Moraes, diretora do [inserir cargo/instituição].

Futebol como espaço de conscientização

​O futebol paraense eleva sua voz para além das quatro linhas com a Parada pelo Clima. O tradicional momento da pausa técnica transforma-se agora em um palco de conscientização e diálogo com o torcedor e a sociedade. A iniciativa cria uma ponte necessária entre o esporte que é paixão nacional e as urgências ambientais, responsáveis por redesenhar a rotina das cidades, impactando a organização de clubes e competições em todo o país.

​Para o público presente nas semifinais, serão exibidos vídeos nos telões, mensagens de locução e faixas em campo, enquanto os telespectadores assistirão a inserções estratégicas nas transmissões da TV Cultura e do Canal do Benja. Toda essa comunicação converge para uma mensagem central: promover a importância da preservação ambiental e alertar sobre a urgência de prevenir os impactos das mudanças climáticas na saúde de toda a população.

​”O futebol do Pará tem uma responsabilidade que vai além do campo. O Parazão é uma plataforma com poder de mobilização para milhões de paraenses e brasileiros, e não podemos fechar os olhos para a crise climática que afeta diretamente a saúde das nossas famílias e o futuro dos nossos jovens. Com a Parada pelo Clima, queremos garantir que o nosso esporte seja parte da solução, inspirando a preservação e a ação em todo o nosso território”, afirma Ricardo Gluck-Paul, presidente da Federação Paraense de Futebol e Vice-Presidente da CBF.

​A Parada pelo Clima acontece desde o início da competição e segue até a grande final do Parazão 2026. O projeto continuará a desdobrar a pauta ambiental, explorando como os efeitos da crise climática se manifestam no próprio futebol. É um compromisso contínuo de conectar a força do esporte com as pessoas, o território paraense e os desafios inadiáveis do presente.

SERVIÇO

Evento: Campanha “Parada pelo Clima” – Parazão Banpará 2026 – Semifinais

Tema da rodada: Juventude, Futuro e Clima

Competição: Campeonato Paraense 2026 – Parazão Banpará 2026

Realização: Federação Paraense de Futebol (FPF)

Parceria: Terra FC

Transmissão: TV Cultura e Canal do Benja

Relacionadas

Invicto em casa, Cametá recebe Remo pela semifinal do Parazão

Invicto em casa, Cametá recebe Remo pela semifinal do…

Após os resultados das quartas de final do Parazão, Remo e Cametá garantiram vaga e se enfrentam neste domingo (22), às…
Paysandu e Castanhal decidem vaga na final do Parazão neste domingo na Curuzu

Paysandu e Castanhal decidem vaga na final do Parazão…

O Campeonato Paraense está chegando ao fim e, neste domingo (22), Paysandu e Castanhal entram em campo às 17h, no Estádio…
Diretor de futebol do Paysandu garante reforços para a Série C e prega responsabilidade financeira

Diretor de futebol do Paysandu garante reforços para a…

Com o Campeonato Paraense chegando ao fim, a torcida do Paysandu começa a aumentar ainda mais a pressão na diretoria bicolor…