• 17 de fevereiro de 2026

Principal suspeito de matar guardas municipais em Portel morre em intervenção policial em Belém

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Polícia Civil do Pará intensificou as ações para localizar os envolvidos no ataque que matou dois guardas municipais no município de Portel, no arquipélago do Marajó. O principal suspeito do crime, identificado como Danilo Paiva de Assis, morreu durante uma intervenção policial no bairro da Marambaia, em Belém, nesta segunda-feira (17).

Segundo a corporação, equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) monitoravam o imóvel onde o investigado estaria escondido para cumprir mandados de prisão. No momento da abordagem, ele teria tentado fugir para o interior da residência e sacado um revólver. Diante da reação, os policiais efetuaram disparos. Danilo foi socorrido e encaminhado ao Pronto-Socorro da 14 de Março, mas não resistiu aos ferimentos. Ele é apontado como o quarto e principal suspeito de participação direta na execução dos agentes e possuía dois mandados de prisão em aberto.

Durante as operações, em Bragança, no nordeste do estado, outro homem suspeito de envolvimento no crime também morreu após reagir a uma abordagem policial. Ele chegou a ser levado para atendimento médico, mas não resistiu. Na ação, os policiais apreenderam uma arma de calibre 22.

As investigações também resultaram na prisão de pai e filho na zona rural de Senador José Porfírio, no sudeste do Pará. De acordo com a Polícia Civil, os dois estavam escondidos em uma área de mata e foram localizados após sete dias de buscas. Eles são suspeitos de prestar apoio logístico ao grupo criminoso e de guardar as armas utilizadas no atentado, que foram apreendidas durante a operação.

ENTENDA O CASO

O ataque ocorreu na noite do dia 7 de fevereiro, em Portel. Guardas municipais que realizavam patrulhamento em motocicletas foram surpreendidos por ocupantes de um carro, que efetuaram diversos disparos com armas de grosso calibre, incluindo fuzil. Os guardas Alessandro Oliveira Freitas e Iago Fernando Medeiros Pereira morreram no local. Outros dois agentes ficaram feridos.

Até o momento, seis suspeitos já foram identificados. A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar possíveis envolvidos e esclarecer todos os detalhes do crime.

Relacionadas

Suspeitos de assalto são agredidos por populares após esfaquearem mulher em Belém

Suspeitos de assalto são agredidos por populares após esfaquearem…

Dois homens suspeitos de assalto foram agredidos por populares na tarde desta terça-feira (17), no cruzamento da avenida Pedro Miranda com…
Com 11 atletas da base, Paysandu fecha primeira fase do Parazão em nova fase técnica

Com 11 atletas da base, Paysandu fecha primeira fase…

O Paysandu atravessa um processo de reformulação administrativa e técnica após o encerramento da última Série B. A nova estratégia prioriza…
Bloquinho de Carnaval leva acolhimento e bem-estar a acompanhantes no Hospital Metropolitano

Bloquinho de Carnaval leva acolhimento e bem-estar a acompanhantes…

Em meio à rotina intensa de atendimentos de urgência e emergência, um clima diferente tomou conta do Hospital Metropolitano de Urgência…