• 16 de fevereiro de 2026

Morre sambista paraense Meio-Dia, da Imperatriz, e Helder Barbalho lamenta: “fica o legado”

Divulgação

O sambista paraense Orlandino Barbosa, conhecido nacionalmente como Meio-Dia da Imperatriz, morreu nesta segunda-feira (16), aos 55 anos, em Macapá (AP). O artista estava internado no Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Segundo a família, o velório e o sepultamento serão realizados na capital amapaense.

Reconhecido como o único paraense tricampeão na Marquês de Sapucaí, Meio-Dia conquistou os títulos em 1999, 2000 e 2001, consolidando-se como uma das grandes vozes do samba brasileiro. Dono de interpretações marcantes, o cantor levava para a avenida a força cultural, a alegria e as cores do carnaval, tornando-se referência no gênero.

Em janeiro de 2024, Meio-Dia participou do projeto Sons do Pará, da TV Liberal, quando lançou a música “Minha Belém”, ao lado do Grupo Eco Samba, em homenagem ao aniversário da capital paraense. Na ocasião, o sambista declarou o amor pela terra natal. “Eu agradeço a Deus por nascer nessa terra chamada Pará e ser paraense raiz, de gostar do Ver-o-Peso, do Re-Pa, do Círio de Nazaré e de todas essas delícias da nossa culinária. Eu agradeço todos os dias”, disse.

A morte do artista também foi lamentada pelo governador do Pará, Helder Barbalho, que se manifestou nas redes sociais. “Hoje me despeço com muita tristeza do meu amigo […]. Fica o legado, a saudade e a gratidão pela sua história na nossa cultura. Meus sentimentos aos amigos e familiares”, escreveu.

Meio-Dia da Imperatriz enfrentava um quadro delicado de saúde desde 2024, quando sofreu um AVC isquêmico que provocou perda de movimentos e outras sequelas. Desde então, o sambista realizava tratamento contínuo, com sessões de fisioterapia, fonoaudiologia e uso de medicação. O legado deixado por Orlandino Barbosa permanece vivo na história do carnaval e da cultura popular brasileira.

Relacionadas

Segundo dia de desfiles do Grupo Especial no Rio: saiba enredos e sambas das quatros escolas de hoje

Segundo dia de desfiles do Grupo Especial no Rio:…

Pelo segundo ano seguido, o Grupo Especial do Rio estará dividido em três noites de desfile, com quatro escolas de samba…
PM é agredido durante confusão em Outeiro e dois são autuados

PM é agredido durante confusão em Outeiro e dois…

Um Policial Militar foi agredido no Carnaval de Outeiro, na noite de domingo, 15, enquanto uma guarnição atendia uma ocorrência. Imagens…
Alok anuncia doação de parte do cachê para abrigo de Cametá, após show na cidade

Alok anuncia doação de parte do cachê para abrigo…

Durante apresentação no Carnaval de Cametá 2026, no último sábado (14), o DJ Alok anunciou que vai destinar parte do cachê…