- 11 de fevereiro de 2026
Governo anuncia investimento de R$ 5,7 bi para 11 aeroportos; Pará está na lista
O Pará terá três aeroportos beneficiados pelo pacote de investimentos do Governo Federal, de acordo com anúncio feito pelo presidente Lula (PT) nesta quarta-feira (11). Serão R$ 5,7 bilhões destinados a 11 aeroportos do país, incluindo os de Santarém, Carajás e Altamira.
Hoje, esses terminais atendem cerca de 29 milhões de passageiros por ano. Com a modernização e investimentos para aumento da capacidade, os 11 aeroportos poderão receber mais de 29 milhões de passageiros, fortalecendo a conexão entre capitais e cidades do interior do país.
De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, este será o “maior programa de aviação regional da história”. Do total de investimentos, a maior parte será aplicada ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Estão previstas a duplicação do terminal de passageiros, além da ampliação do pátio de aeronaves.
Grande parte dos recursos vem do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), enquanto a outra parte é proveniente do Santander.
A conclusão está prevista para junho de 2026, enquanto o Aeroporto de Congonhas está previsto para junho de 2028.
Confira a lista dos aeroportos beneficiados:
- Campo Grande (MS);
- Ponta Porã (MS);
- Corumbá (MS);
- Santarém (PA);
- Marabá (PA);
- Carajás (PA);
- Altamira (PA);
- Uberlândia (MG);
- Uberaba (MG);
- Montes Claros (MG).
- Congonhas (SP)