• 10 de fevereiro de 2026

Mais de 40 motoristas já foram autuados por ocupação irregular da ciclofaixa da Arthur Bernardes

Reprodução: Talison Lima / Ascom Segbel

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), intensificou e consolidou a fiscalização diária na Avenida Arthur Bernardes, no trecho próximo ao Terminal Petroquímico de Miramar, considerado um dos pontos mais sensíveis para a mobilidade urbana da capital. A ação já resultou em mais de 40 autuações por ocupação irregular da ciclofaixa, ao longo de pouco mais de um ano.

Segundo o secretário da Segbel, Luciano de Oliveira, o principal objetivo da intervenção é coibir o uso indevido da faixa exclusiva por veículos de grande porte. De acordo com ele, historicamente, carretas utilizavam a ciclofaixa como área de espera para abastecimento no terminal, obrigando ciclistas a dividir espaço com o tráfego intenso de veículos, o que aumentava o risco de acidentes.

O balanço das autuações reflete o rigor da fiscalização no cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A Segbel destaca que a medida vai além do caráter punitivo, tendo também função educativa e preventiva, com foco na redução de acidentes em uma região de fluxo pesado.

Além da fiscalização, a Prefeitura reforçou a sinalização viária, com renovação das demarcações horizontais e instalação de placas de advertência, garantindo maior visibilidade tanto para motoristas quanto para ciclistas. A Segbel também promove ações educativas, com orientações sobre o direito de preferência e a importância da convivência harmônica entre os diferentes modais de transporte.

Relacionadas

Conduta do delegado-geral de SC no caso cão Orelha será apurada pelo Ministério Público

Conduta do delegado-geral de SC no caso cão Orelha…

A conduta do delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, no caso da investigação de maus-tratos ao cão comunitário Orelha, é alvo…
Jovem paarense morre na guerra da Ucrânia

Jovem paarense morre na guerra da Ucrânia

A família do paraense Wesley Adriano Silva, conhecido como “SGT Índio”, confirmou nesta terça-feira (10) sua morte em combate na guerra…
MPF aponta falhas no acolhimento à população de rua em Belém e pede multa de R$ 354 mil contra a Prefeitura

MPF aponta falhas no acolhimento à população de rua…

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Justiça Federal a aplicação de multas que, somadas, ultrapassam R$ 354 mil contra o…